Educação: Festivais mobilizam alunos da rede estadual de ensino

Ao todo são 17 escolas participantes

qua, 30/06/2004 - 17h08 | Do Portal do Governo

A Diretoria Regional de Ensino de Santos estará reunindo nesta quarta-feira, dia 30, cerca de 150 alunos distribuídos entre os quatro municípios de sua jurisdição (Santos, Guarujá, Bertioga e Cubatão) para realização da fase regional do Festival de Música e Dança, a partir das 9 horas, na EE Canadá. Ao todo são 17 escolas participantes. Já o Festival de Teatro (fase regional) acontecerá na quinta-feira, dia 1º, às 8 horas, no Teatro do Sesi, envolvendo seis unidades escolares.

Especialistas convidados decidirão por aquela que será a expressão representante nas seguintes fases dos festivais. A Mostra Estadual, que acontecerá em novembro na Capital, não elegerá vencedores, terá como objetivo dar visibilidade aos projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas estaduais.

Na modalidade música não haverá divisões por categoria, ou seja, a unidade poderá inscrever os alunos dos Ensinos Fundamental (1ª a 8ª) e Médio em conjunto. Somente poderão ser apresentadas composições, letras e melodias originais, compostas por alunos, nos seguintes gêneros: solistas, bandas de rock, chorinho, samba, pagode, hip hop, rap, instrumental, axé, MPB e funk. Criatividade, originalidade, arranjo e composição serão alguns dos quesitos levados em consideração na avaliação dos estudantes.

Já o festival de dança está dividido por tipo de ensino: Ciclo I (1ª a 4ª), Ciclo II (5ª a 8ª) e Ensino Médio. Os trabalhos inscritos em cada uma das três divisões deverão concorrer nas modalidades balé clássico, balé moderno/contemporâneo e dança livre (samba, forró, frevo, maculelê, maracatu, tango, gafieira, bolero, dança do ventre, street dance). Serão aceitos apenas trabalhos originais e poderão concorrer grupos e apresentações solo.

O festival de teatro, assim como o de dança, contará com a participação de estudantes do Ciclo I, Ciclo II e Ensino Médio. Eles poderão apresentar textos já consagrados, desde que objeto de releitura e adaptação. Para análise e seleção das peças teatrais, os jurados devem considerar os critérios criatividade, originalidade, produção, direção, figurino, interpretação, texto, cenografia e sonoplastia.

Renata Ferrarezi da secretaria da Educação
C.A.