Educação: Festas juninas são destaque da Escola da Família

Arraiais serão realizados em escolas estaduais neste fim de semana

qua, 22/06/2005 - 18h01 | Do Portal do Governo

Além das atividades culturais, profissionalizantes, de saúde e de lazer, o programa Escola da Família terá um grande arraial neste final de semana. Escolas em todo o Estado farão festas juninas aberta à comunidade (ver algumas das escolas relacionadas na programação abaixo). O público também poderá assistir, neste domingo, dia 26, às 14 horas em cerca de 3.500 escolas da rede pública estadual, ao filme Space Jam. Esta apresentação faz parte do Cine Família, atividade que transforma a rede estadual de Educação em gigantesca rede exibidora de filmes cedidos pela Europa Filme, dentro do programa Escola da Família. O projeto, apontado como fator fundamental para a redução do índice de violência nas Escolas, oferece todo o final de semana atividades culturais, de saúde, lazer e qualificação profissional.

Space Jam mostra a aventura da turma do Pernalonga contra alienígenas que vieram à Terra para capturar os personagens. Mas o esperto coelho os convence a jogar uma partida de basquete em troca de sua liberdade. No elenco, além dos desenhos animados, estão o jogador Michael Jordan. A exibição de Space Jam, assim como as outras atividades desenvolvidas em cada escola, é aberta a toda a comunidade.

Confira alguns destaques

Festas juninas

Algumas escolas que terão Festas Juninas no sábado, dia 25:

Em Santo André

E.E. Wanda Bento Gonçalves, E.E. 16 de Julho, E.E. Dr. Manoel Grandini Casquel, E.E. Miquelina Pedroso, E.E. Prof. Nelson Pizzotti Mendes, E.E. Ondina R. Miranda Cintra, E.E. Waldomiro Guimarães, E.E. Fioravante Zampol, E.E. Padre Louis Joseph Lebret, E.E. CHB Santo André A-7, E.E. Clotilde Peluso, E.E. Julio Pignatari, E.E. Celestino Bourroul, E.E. Paulo Emilio, E.E. Gabriel Oscar, E.E. Hermínia Lopes Lobo.

Algumas escolas que terão Festas Juninas no domingo, dia 26:

Em Santo André

E.E. Visconde de Taunay, E.E. Pércio Puccini, E.E. Oito de Abril, E.E. Ovídio Pires de Campos, E.E. João Baptista Marigo Martins, E.E. Marechal Juarez Távora.

Em Presidente Prudente: EE João Sebastião Lisboa

Em Taciba: EE Cleófano Mota

Outros eventos

EE Moóca – São Paulo – A U.E. vai oferecer no sábado (10h às 11h) e no domingo (13h às 14h) uma Oficina de Ballet, ministrada por uma professora que já dá aulas há 20 anos.

EE Recanto Mônica II – Itaquaquecetuba – No próximo domingo, a U.E. Recanto Mônica II realizará uma Gincana com diversas brincadeiras lúdicas, pintura em rosto, distribuição de doces e brinquedos, estimulando as crianças a usarem a imaginação e aperfeiçoarem a coordenação motora, a auto-estima e a socialização.

EE Sérgio Millet da Costa e Silva – Santo André – O destaque do final de semana fica para o Garagem Festival , com várias bandas independentes (Bob Violent, Dead File, Regrest, Bastardos com Fritas, Queda-Livre, Gesto Obsceno, e convidados). O festival é no sábado, e começa às 13:30h.

EE Profª. Marietta Ferras de Assumpção – Presidente Prudente – No domingo, vai acontecer uma Gincana Cultural e Educacional no Teatro da Unesp, em parceria com a Clínica KenKovet e o Jornal Imparcial. Durante 2 meses, os alunos das 7ª, 8ª séries do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio leram jornais doados, e os alunos das 5ª e 6ª séries leram livros. O objetivo é proporcionar o conhecimento dos conteúdos desses materiais para as crianças e jovens, inclusive através de perguntas para as equipes das salas participantes e premiação para os vencedores.

EE Paulo Clemente Santini – Guarujá – e EE Neves Prado Monteiro – Santos – Terão apresentação do Projeto Joaninha, do Ballet Stagium

SOBRE O PROGRAMA

O Escola da Família, lançado em agosto de 2003, é desenvolvido pela Secretaria da Educação, em parceria com a Unesco, e consiste na abertura das escolas públicas estaduais aos finais de semana. Desde a implantação o projeto já alcançou mais de 100 milhões de participações da comunidade. Conta com mais de 42 mil voluntários, cinco mil educadores estaduais e cerca de 30 mil bolsistas universitários. Redução dos índices de violência e geração de emprego são alguns dos principais resultados obtidos com a iniciativa.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

J.C.