Educação: Febem recebe doação de mais de 70 mil livros

Livros, doados pela Editora Moderna, serão para qualificação de bibliotecas da Febem

sex, 18/06/2004 - 16h02 | Do Portal do Governo

A Editora Moderna vai doar 70.593 livros nesta terça-feira, dia 22, para a Secretaria de Educação. Os livros serão repassados imediatamente para a Febem, para que as 77 unidades qualifiquem as suas bibliotecas, dentro da política educacional implantada pelo secretário Gabriel Chalita. O número de volumes doados representa mais de duas vezes a quantidade necessária para uma biblioteca de universidade de médio porte.

Os livros, que se dividem em material de consulta (como dicionários, atlas e mapas), didáticos (geografia, história, português, matemática e ciências) e clássicos da literatura mundial, serão distribuídos entre as 38
bibliotecas já existentes nas unidades da Febem, servindo também para a criação de pelo menos outras 30 novas bibliotecas a serem utilizadas pelos 6.769 jovens hoje internados na instituição paulista.

A entrega oficial será feita na unidade 34 do complexo do Febem no Brás, às 11 horas do dia 22 de junho, por Isabel de Polanco, diretora geral do grupo Santilliana, que controla a Editora Moderna e que conta, entre suas empresas, com o jornal espanhol El País, um dos maiores da Europa e um dos mais importantes do mundo.

Entrega

Um caminhão carregado com os livros doados estacionará em frente ao Complexo da Febem, no bairro do Brás, onde será descarregada a parte destinada às bibliotecas das sete unidades localizadas naquele prédio. Na cerimônia, receberão a doação o secretário estadual de Educação de São Paulo, professor Gabriel Chalita, e o presidente da Febem, professor Marcos Monteiro. Espera-se a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Em seguida um grupo de adolescentes fará uma apresentação de leitura de cartas escritas por eles mesmos para suas famílias. A Editora Moderna receberá também, na ocasião, o Selo Empresa Amiga da Febem.

Logo após a cerimônia, o caminhão com os livros seguirá para o almoxarifado central da Febem, no bairro da Vila Maria Baixa, para que os volumes sejam divididos e encaminhados para todas as unidades de internação. ‘A generosa iniciativa da Editora Moderna, na pessoa de seu diretor geral, Andrés Cardó, só vem reforçar a nossa política pedagógica para os jovens que a Febem acolhe para internação’, disse o professor Chalita. Para o presidente da Febem, professor Marcos Monteiro, ‘esta doação é certamente a melhor notícia que a Febem recebe nos últimos meses, e certamente a iniciativa que produzirá frutos mais duradouros’.

Não é demais lembrar que, graças à existência de bibliotecas nas unidades, mais de 50 jovens conseguiram se preparar, durante o período de internação, para vestibulares. Todos estão desinternados hoje e estudam com bolsa oferecida pelo Programa Escola da Família, da Secretaria de Educação.