Educação: Febem aposta na arte para ressocializar os jovens

Espetáculo é apresentado semanalmente

qui, 20/01/2005 - 21h08 | Do Portal do Governo

Jovens egressos da Febem, que conseguiram dar a volta por cima e conquistaram espaço na sociedade por meio da arte, agora retornam à fundação, por meio do Instituto Religare, com a peça Malabarista do Farol

Os textos foram escritos pelos ex-internos Peterson Xavier e Danilo Fernandes e conta com poemas de grandes escritores e poetas como Ferreira Gullar, Wladimir Maiakovski, Antonio Ginco e Alphonsos Guimarães.

A direção é de Valéria Di Pietro, fundadora do Religare, e o espetáculo conta a trajetória de jovens de rua, desde os ‘tempos sombrios’ até os ‘tempos de transformação’.

O espetáculo é apresentado semanalmente, todas as segundas-feiras, em uma unidade da Febem. O objetivo da apresentação é sensibilizar e estimular os jovens a participar das oficinas de teatro, além de apresentar o trabalho do Instituto Religare com os egressos da Fundação.

Para tal sensibilização foi montada a peça Malabaristas do Farol, que tem aproximadamente 45 minutos de apresentação, e está sendo exibida nas diversas Unidades de Internação, principalmente nas UIPs quando os adolescentes estão na sua primeira fase de internação, atingindo assim o primeiro objetivo que é a geração de referencial.

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania e presidente da Febem, Alexandre de Moraes, incentiva o aprendizado artístico na Fundação, parafraseando o escritor Fernando Capez, diz que o estudo é o melhor passaporte para a liberdade.

Instituto Mensageiros

Desde 17 de junho de 2004, a Febem mantém uma parceria com o Instituto Mensageiros – organização não governamental, sem fins lucrativos fundada em 08 de Maio de 1998 – para realização de oficinas de arte educação com internos das diversas Unidades de atendimento de São Paulo e interior. Trata-se do Projeto Educarte que pretende atingir a 3.405 adolescentes, por meio de oficinas de artes visuais, dança e artes cênicas. Os arte-educadores são egressos da Febem.

O enfoque principal tem sido na prevenção das situações em que os adolescentes possam se envolver, tais como violência e drogas.

Instituto Religare

Partindo da experiência vivida nas oficinas culturais oferecidas aos internos, o Religare percebeu a necessidade em dar continuidade ao trabalho desenvolvido fora da Instituição. A partir daí, criou-se assim, o Instituto Religare, um espaço para receber os jovens que tiveram um primeiro contato com o teatro dentro de suas unidades e querem dar continuidade ao trabalho. Desta forma Instituto Religare pretende através da incubação de um empreendimento social de arte cultura e educação viabilizar geração de renda alternativa para estes jovens, colocando-os no mercado de trabalho de modo diferenciado.

Feios, Sujos e Malvados

Quem já assistiu ao espetáculo ‘Malabaristas do Farol’, se entusia com jovens de roupas extravagantes e textos relacionados aos momentos de fraqueza e vitória vividos por esses vencedores.

Feios, Sujos e Malvados é o nome do grupo, usado para satirizar o estereótipo de ex-interno da Febem. A peça fez a platéia raciocinar com falas e performance que tratam de temas polêmicos do cotidiano urbano contemporâneo.

O texto é uma mescla de frases de Wladimir Maiakovski, Antonio Ginco, José Régio e Alphonsus Guimaraens, com idéias e criações do ex-interno Peterson Xavier.

Hoje os atores do grupo fazem apresentações nas unidades e dão aulas de bom exemplo e recuperação para os internos da fundação.