Educação: Fatec oferecerá 3 mil vagas no vestibular de 2004

Início das obras de três novas unidades já foi aprovado

qua, 03/09/2003 - 11h29 | Do Portal do Governo

Com 20 cursos em vários setores da atividade produtiva, a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, tem 12.500 alunos. São 14 unidades distribuídas por 13 municípios paulistas – Americana, Botucatu, Guaratinguetá, Indaiatuba, Jaú, Jundiaí, Mauá, Ourinhos, Praia Grande, Santos, São Paulo (Bom Retiro e zona leste), Sorocaba e Taquaritinga.

Outras três unidades já foram aprovadas – São José do Rio Preto, Garça e Mococa. O início das obras está previsto ainda para este ano e as aulas começam em 2004. Quando os novos estabelecimentos iniciarem atividades, o número de vagas crescerá das atuais 2,4 mil para 3 mil por vestibular. São duas seleções por ano, em junho e dezembro. O período de inscrição para o próximo processo seletivo será de 7 a 17 de outubro.

“Saímos de 2001 oferecendo 1.500 vagas e a pretensão é chegar ao final de 2005 oferecendo de 4.5 mil a 5 mil vagas por vestibular”, informa Marcos Antonio Monteiro, diretor-superintendente do Centro

Paula Souza

No último processo seletivo foram 10,58 candidatos por vaga. “Apesar de virmos aumentando progressivamente o número de vagas, a demanda também está crescendo”, esclarece o professor João Mongelli Netto, coordenador da comissão do vestibular e integrante da Assessoria de Ensino Superior.

Mercado de trabalho

De acordo com o diretor-superintendente do Centro Paula Souza, o Estado deve regionalizar o atendimento do sistema de educação profissional e adotar políticas públicas de ensino técnico e tecnológico com base na região onde as escolas estão ou serão instaladas. “É absolutamente impossível pensar que um curso na área de tecnologia em Campinas seja perfeitamente adequado às necessidades de Presidente Prudente. Estamos falando de um país chamado São Paulo, cuja diferença de necessidade tecnológica é imensa.”

As pesquisas de egressos que a Fatec realiza periodicamente demonstram que tecnólogos são bem-vindos ao mercado de trabalho. Dos alunos formados em julho de 2001, 85% estavam empregados em 2002 e no ano seguinte o índice da mesma turma era de 88%. As turmas anteriores pesquisadas, também tiverem índices superiores a 80%. “Estamos vivendo uma expansão significativa desse mercado, à medida em que nos adaptamos aos novos tempos e aprimoramos a forma de trabalhar”, garante Monteiro.

Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitca (IBGE) mostram ainda que a informalidade diminuiu entre profissionais com formação de tecnólogo de 22% para 6,3% em 2002. No mesmo período, o IBGE registrou aumento de 93% no número de ocupados sem registro em carteira.

Ensinando tecnologia, com o olho no mercado

As primeiras reuniões do Conselho Estadual de Educação para a criação de uma instituição pública de formação na área de tecnologia aconteceram em 1963. O Centro Estadual de Educação Tecnológica, porém, só foi criado em 6 de outubro de 1969, por decreto do governador Abreu Sodré.

A instituição nasceu com a missão de articular, realizar e desenvolver a educação tecnológica, de acordo com as necessidades e características dos mercados de trabalho nacional e regional, no ensino médio e superior. A primeira Faculdade de Tecnologia foi instalada em Sorocaba, em 1970, e o centro só ganhou o “sobrenome” Paula Souza em 1973.

Vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, o Centro Paula Souza instituiu em 2002, o curso de pós-gradução, com recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do governo federal.

Além dos cursos técnicos, tecnológicos e do recém-instituído mestrado, o Centro faz também qualificação de mão-de-obra para o programa Frentes de Trabalho, do governo do Estado, e realiza parcerias e convênios com prefeituras e empresas para qualificação de pessoal.

Cursos promovidos pela Fatec
Graduação
1. Automação de escritórios e Secretariado
2. Construção e manutenção de sistemas de navegação fluvial
3. Edifícios
4. Informática (ênfase em Gestão Financeira e em Gestão da Produção Industrial)
5. Informática (ênfase em Gestão de Negócios)
6. Logística (ênfase em Transportes)
7. Materiais, processos e componentes eletrônicos
8. Mecânica
9. Mecânica de precisão
10. Movimento de terra e pavimentação
11. Hidráulica e saneamento ambiental
12. Operação e administração de sistemas de navegação fluvial
13. Processamento de dados
14. Processos de produção
15. Produção (ênfase em Plástico)
16. Produção (ênfase Industrial)
17. Projetos
18. Projetos, manutenção e operação de aparelhos médico-hospitalares
19. Soldagem
20. Têxtil

Pós-graduação

O curso de Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, desenvolvimento e formação tem uma área de concentração – Inovação Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável – e duas linhas de pesquisa: Gestão e desenvolvimento de tecnologias ambientais e Gestão e desenvolvimento da formação tecnológica. O curso não é financiado pelo Estado.

Outras informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone:
(11) 3327-3000

Sirlaine Aiala
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)