Educação: Fase 1 do Programa Letra e Vida será realizado esta semana

Programa de formação de professores alfabetizadores será entre os dias 29 de julho e 1º de agosto

ter, 29/07/2003 - 12h14 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria da Educação realizará entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, a Fase 1 do Programa Letra e Vida – programa de formação de professores alfabetizadores. Serão cinco núcleos, envolvendo 12 Diretorias de Ensino da Capital e Grande São Paulo: Norte 1, Norte 2, Centro-Oeste, Centro-Sul, Diadema, Guarulhos Norte e Sul, Centro, Sul 1, 2 e 3, Leste 5.

O encontro possibilitará o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências para alfabetizar, no âmbito da formação continuada dos professores. Além disso, a capacitação prevê oferecer aos futuros coordenadores um modelo de formação de qualidade no uso da escrita e da leitura e discutir as concepções de alfabetização.

O programa Letra e Vida é destinado especialmente a professores que ensinam a ler e escrever no Ensino Fundamental. Tem como objetivos: melhorar significativamente os resultados da alfabetização no sistema de ensino estadual, tanto quantitativa quanto qualitativamente; contribuir para uma mudança de paradigma quanto à metodologia de formação dos professores; ampliar o universo cultural dos educadores para que se formem, na base do sistema estadual de educação, quadros estáveis de profissionais capazes de desenvolver a formação continuada de professores alfabetizadores.

No início de julho, 13 Diretorias de Ensino distribuídas em 4 núcleos receberam as orientações específicas sobre a Fase 1: Leste 1, Carapicuíba, Osasco, Caieiras, Itapevi, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra, Itaquaquecetuba, Suzano, Mogi das Cruzes, Santo André, Mauá e São Bernardo.

Terminado esse encontro, todas as Diretorias de Ensino da Capital e Grande São Paulo terão participado da Fase 1 do Projeto Letra e Vida, e a equipe da CENP dará continuidade ao Projeto iniciando as capacitações para as Diretorias Regionais de Ensino do Interior.

Da Assessoria da Secretaria Estadual da Educação

C.C.