Educação: Exemplos de superação na 7ª edição do Torneio Especial nas escolas no leste da capital

Competições serão realizadas na próxima sexta-feira, dia 11, no no Ginásio Poliesportivo da Universidade Castelo Branco

qui, 10/11/2005 - 12h16 | Do Portal do Governo

As escolas da Diretoria de Ensino Leste 4, que abrange seis bairros da zona leste da capital, promove no próximo dia 11, no Ginásio Poliesportivo da Faculdade de Educação Física da Universidade Castelo Branco, a 7ª edição do Torneio Esportivo e Artístico direcionado aos alunos portadores de necessidades especiais.

O torneio faz parte do trabalho de inclusão da rede pública estadual e é desenvolvido pelas escolas da zona leste desde 1995. “São 10 anos de trabalho intenso para abrir um espaço de inclusão que possibilite aos nossos alunos total integração”, disse o dirigente de ensino, José Carlos Francisco.

Esse é o objetivo: a Integração de alunos portadores e não portadores de necessidades especiais em atividades esportivas e artísticas respeitando a individualidade de cada um. Todos concorrem com provas de salto em altura, salto em extensão, corridas, arremesso de pelota, arremesso de basquete e bolão. Na área artística, serão exibidos trabalhos na oficina de arte e de dança, adaptando todas as atividades, de forma a permitir a participação de todos.

A preparação para o Torneio começou em fevereiro desse ano em 13 escolas da zona leste com a participação de 150 professores de Educação Física e mais a colaboração de mais 50 professores da Uni Castelo , desenvolvendo o trabalho com 600 alunos.

“Não há ganhador, nem perdedor e sim a alegria e vontade de participar e incluir. Todas as atividades são adaptadas, de acordo com as dificuldades dos alunos, tornando possível a participação de todos, em todo o circuito”, disse um dos coordenadores do projeto, professor Waldemar Farina.

A premiação com medalhas de participação é meramente um reconhecimento pelo esforço de superar limites. A avaliação é feita através de relato dos alunos e de professores participantes das capacitações durante o ano letivo.

História

Em 1995, durante as capacitações com professores de classes de alunos portadores de necessidades especiais, a equipe pedagógica da antiga 8ª Delegacia de Ensino, percebeu a necessidade de propor atividades esportivas extra – classe, onde os alunos de portadores de necessidades especiais, tivessem a oportunidade de participar das atividades, com suas diferenças sendo respeitadas. Assim surgiu a primeira Edição do Torneio Especial Esportivo de Atletismo, com a participação apenas de alunos de portadores de necessidades especiais.

Com o trabalho de inclusão realizado pelo Secretaria da Educação, desde 1996, por meio do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE), o trabalho ganhou volume e expressividade e foi estendido para todas as classes com a participação conjunta. Atualmente, o torneio ganhou espaço e também é disputado em outras Diretorias de Ensino da capital.

Assessoria de imprensa da Secretaria da Educação