Educação: Exame vai avaliar alunos de cursos supletivos

nd

qui, 25/04/2002 - 19h45 | Do Portal do Governo

Jovens e adultos que concluíram os estudos em cursos supletivos poderão, a partir deste ano, fazer uma nova avaliação para testar seus conhecimentos: o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceja).

Trata-se de um exame voluntário que será realizado em todo o País, pela primeira vez, em setembro e outubro. ‘Atendemos a um pedido dos Estados para que fosse criada uma avaliação nacional’, explicou o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, nesta quarta-feira, dia 24, durante a posse da nova secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Helena
Guimarães de Castro.

O exame foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e segue os moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo é avaliar a capacidade do aluno aplicar o que aprendeu na escola.

Por isso, não será organizado a partir dos conteúdos das disciplinas, mas de áreas do conhecimento (língua portuguesa, ciências naturais e ciências humanas). Os candidatos farão ainda uma redação. Podem fazer o exame os estudantes egressos dos cursos supletivos de ensino fundamental e médio.

Apesar do exame não ser obrigatório, Maria Helena acredita que é importante porque criará um referencial do que o aluno deve saber ao concluir os estudos. Isso porque, ao se estabelecer um padrão, as escolas particulares que oferecem cursos supletivos terão de se adaptar a ele.

A conseqüência deverá ser o enfraquecimento da ‘indústria de diplomas’, disse Maria Helena, referindo-se às escolas que prometem certificados em curto prazo.

Na opinião da educadora Maria Clara di Pierro, assessora da ONG Ação Educativa, especializada em educação de jovens e adultos, o Enceja pode, realmente, ter o efeito positivo de enfraquecer a ‘indústria de diplomas’.