Educação: Exame de transferência da USP aprova menos da metade dos inscritos

Dos 18.383 candidatos inscritos, somente 1.478 foram aprovados nos exames de transferência e ocuparam as vagas

qua, 06/08/2003 - 19h57 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP) ofereceu um total de 4.167 vagas remanescentes – dos anos de 2001, 2002 e 2003 – para estudantes interessados em se transferir de outras instituições de ensino, nacionais ou estrangeiras, para seus cursos. Dos 18.383 candidatos inscritos, somente 1.478 foram aprovados nos exames de transferência e ocuparam as vagas.

‘É importante para a universidade repor suas vagas e nós trabalhamos para isso, mas grande parte dos candidatos não passa no exame de comprovação de competência’, explica a pró-reitora de graduação, Sônia Penin.

O problema das vagas ociosas – que surgem em casos de desistência, jubilamento ou morte dos estudantes e não são aproveitadas por outras pessoas – não é exclusivo da USP. Levantamento da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, divulgado recentemente, constatou 14 mil vagas nos cursos de graduação das universidades federais brasileiras.

Vagas remanescentes

Com 40 mil alunos de graduação matriculados, a USP está oferecendo, para o próximo ano, 655 vagas remanescentes. Além de alunos de outras instituições de ensino, estudantes da própria USP, que pretendem mudar de carreira, podem concorrer às vagas.

A primeira etapa do Exame de Transferência, organizada pela Fuvest, ocorreu no dia 27. Nesta fase são aprovados três candidatos por vaga disponível, com exceção dos cursos da Escola de Comunicações e Artes, que recebem oito concorrentes.

A segunda fase da transferência é feita pelas faculdades detentoras das vagas ociosas. As unidades fazem outra prova para selecionar os estudantes aptos a acompanhar os cursos, que estão em andamento. ‘É preciso haver compatibilidade de experiência e de competência porque o aluno pode vir em condições muito diferentes. Existem até cursos preparatórios para esta prova.’

Da Agência Imprensa Oficial
C.A