Educação: Estudantes da rede estadual visitam aldeia indígena

Será nesta quinta-feira, dia 7

qua, 06/07/2005 - 15h49 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 7, aproximadamente 50 alunos da Escola Estadual Juventina Marcondes Domingos de Castro, no Jardim Vila Itaim, na zona sul de São Paulo, vão visitar a aldeia indígena da Barragem, também na zona sul da capital.

O passeio foi organizado por um professor de História da escola que estudou a colonização do Brasil em sala de aula, com alunos de 5ª e 6ª séries, e agora fará com que os jovens vejam na prática o que acontece numa aldeia.

Além da história, este projeto pedagógico envolve outras disciplinas. A visita vai agregar conteúdos de ciências, como ver na prática o funcionamento do meio ambiente; lendas indígenas vão trabalhar com português; jogo de futebol contra os índios e trilhas pela região farão parte das atividades de educação física; e o artesanato e pintura indígena serão o enfoque da disciplina de educação artística. Os estudantes também arrecadaram alimentos não perecíveis e roupas de inverno que serão doados aos moradores da aldeia.

O trabalho pedagógico terá continuidade em sala de aula, onde os alunos devenvolverão um projeto de história em quadrinhos usando o que aprenderam durante a visita.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação