Educação: Estudantes da rede estadual da região de Limeira assistem a concerto

'Projeto Sinfonia - Concertos para Jovens' é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com a Fundação Padre Anchieta

qui, 06/06/2002 - 13h24 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 6 de junho, 1.340 alunos de ensino médio das escolas estaduais da Diretoria de Ensino da região de Limeira assistem a apresentações do Quinteto de Sopros da Orquestra Sinfônica da Rádio e TV Cultura, dentro do projeto Sinfonia – Concertos para Jovens, da Secretaria de Estado da Educação. As apresentações ocorrem no Teatro Vitória (Praça Toledo Barros, s/nº, Centro, Limeira), em dois horários: às 10h30 e às 14 horas.

O Quinteto de Sopros da Sinfonia Cultura, formado pelos músicos Gabriela Machado (flauta), Salvador Masano (oboé), Luís Fernando Rosa (clarinete), Michael Alpert (trompa) e Alain Lacour (fagote), apresentará peças de Joseph Haydn, Malcolm Arnold, Scott Joplin, Jacques Ibert e Elias Evangelista.

O projeto Sinfonia – Concertos para Jovens é uma realização da Secretaria de Estado da Educação em conjunto com a Fundação Padre Anchieta, com o objetivo de levar a alunos da rede pública estadual a possibilidade de conhecer e apreciar a música sinfônica, alargando seus horizontes culturais. Segundo o secretário de Estado da Educação de São Paulo, Prof. Gabriel Chalita, o governo do Estado entende que a arte é, sem dúvida, parte integrante do vasto processo de aprendizado. ‘Ela capacita o estudante uma vez que desenvolve características essenciais à construção de sua personalidade, como a criatividade, o raciocínio lógico, a expressividade, a sensibilidade e tantas outras características essenciais ao sucesso de sua vida pessoal e profissional. Portanto, a música é um importante instrumento de inclusão social, afastando os jovens das drogas e da violência.’

Neste ano, o projeto compreende 48 concertos, sendo 12 deles com a orquestra sinfônica em sua formação completa (60 músicos), 18, com orquestra de câmara (23 músicos) e 18, com grupos de câmara (até 10 músicos), atingindo 30 mil estudantes do ensino médio em todo o Estado.

As apresentações, iniciadas com o lançamento oficial do projeto edição 2002, no dia 22 de maio, em Aparecida, já beneficiaram 8.800 alunos das Diretorias de Ensino das regiões de Pindamonhangaba, São José dos Campos São Roque e Bragança Paulista. Até o mês de agosto, estudantes das Diretorias de Ensino de Itapetininga, Sorocaba, Capivari e Campinas assistirão aos concertos. De agosto a novembro, as apresentações serão dirigidas a alunos da Capital e Grande São Paulo.