Educação: Estudante de Praia Grande ganha bolsa de estudo em Massachusetts

Encontro marca início do Programa Jovens Embaixadores 2006

seg, 06/06/2005 - 18h48 | Do Portal do Governo

O aluno Alan Santinele Martino, da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Pacheco Nobre, de Praia Grande, participou no dia 2 de um encontro com o embaixador dos EUA no Brasil, John Danilovich, no Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU), em Santos. O objetivo da visita do embaixador era lançar o Programa Jovens Embaixadores 2006, que na edição de 2004/2005 contou com Alan entre os finalistas no Brasil. Recentemente, por meio da Embaixada, o jovem também participou de um processo seletivo para concorrer a uma bolsa de estudo na escola de ensino médio norte-americana Cushing Academy, no Estado de Massachusetts e foi o vencedor.

O primeiro contato de Alan com o exterior aconteceu em janeiro deste ano após sua classificação no Programa Jovens Embaixadores, uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos para jovens da rede pública de ensino. Os 25 candidatos selecionados tiveram a oportunidade de viajar para os EUA e aprimorar o inglês durante 15 dias. Desta vez, Alan será o único jovem embaixador de 2005 a participar do curso de verão como bolsista no período de 02 de julho a 11 de agosto.

De acordo com Danilovich, o programa Jovem Embaixador contribui para revelar os talentos da rede pública de ensino. “O Alan é um batalhador e tem perfil de líder. É um exemplo de dedicação e competência. Temos recebido candidatos de alto nível da rede, com boas notas, bom comportamento, bom domínio da língua inglesa e participação ativa em projetos sociais e de voluntariado”, destacou o embaixador.

Alan desenvolve trabalho voluntário na Creche do Idoso, na Vila Guilhermina, em Praia Grande, onde ministra curso de inglês para a 3ª idade. Ele está feliz com a nova oportunidade concedida pela Embaixada por meio de uma parceria com o Cushing Academy e confessa que não imaginava voltar num espaço de tempo tão curto aos EUA. “Vou poder estudar mais, conhecer novos lugares, culturas e trocar experiências. Minha vida está sofrendo uma verdadeira transformação. Novas portas estão se abrindo e eu fico satisfeito de poder compartilhar essa emoção com todos vocês”, disse o jovem.

A dirigente regional de Ensino de São Vicente, Serli Carvalho Rodrigues prestigiou o encontro e parabenizou o aluno por mais uma conquista. “O Alan é um exemplo de vida, referência para os colegas de classe e motivo de orgulho para a Secretaria Estadual da Educação, afinal ele é fruto da escola pública”, ressaltou a dirigente.

Todos os custos referentes a viagem serão cobertos pelo Cushing Academy em conjunto com a Embaixada Americana.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação

F.C.