Educação: Estão abertas as atividades da Gincana da Cidadania 2005

Competição seguirá até junho

qui, 14/04/2005 - 14h46 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação inicia a Gincana da Cidadania 2005 para todas as escolas da rede, com objetivo de integrar todos os participantes e propiciar a prática da cidadania, a troca de experiência, o resgate de valores, o exercício de solidariedade e o enriquecimento sócio-cultural. A competição ocorre do dia 11 de maio até o fim do mês de junho.

A participação da gincana será por adesão, a escola deverá constituir-se em uma única equipe, envolvendo corpo docente, discente, administrativo e a participação do programa Escola da Família, integrando a comunidade escolar. A gincana será composta de quatro ações: Solidária (arrecadação de agasalhos), Comunitária (culinária criativa), Cultural (resgate patrimonial) e Inovadora (mostra de inovações).

Cada Diretoria de Ensino (DE) terá uma Comissão Julgadora para indicar a escola com o maior número de pontos na soma das quatro ações executadas na sua sede. No total, 89 unidades escolares (uma de cada DE) ganharão uma viagem para 40 alunos, dois professores e dois pais. Além das premiações as escolas vão para a etapa Estado. Nesta fase, serão duas escolas vencedoras: uma da Coordenadoria de Ensino do Interior (CEI) e outra da Coordenadoria de Ensino da Grande São Paulo (COGSP), que receberão troféus e um prêmio em valor ainda não definido.

No fim de junho, as escolas ganharão incentivos de participação por se destacarem em cada ação. Todas as escolas concorrerão a um sorteio de um computador como incentivo de participação.

Ação Solidária – troféus, computadores, visita ao Palácio dos Bandeirantes, café da tarde com a primeira-dama do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, e o Secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita.

Ação Comunitária – as 10 melhores receitas serão selecionadas pela equipe de nutricionistas do Departamento de Suprimento Escolar (DSE) para compor o segundo livro de receitas da alimentação escolar e as três melhores receitas serão apresentadas em um programa de TV.

Ação Cultural – as cinco melhores escolas serão premiadas com computadores e câmeras fotográficas.

Ação Inovadora – as cinco melhores inovações serão selecionadas por uma Comissão da CEI/COGESP, premiadas e divulgadas pela Secretaria.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação

F.C.