Educação: Estado lança programa de prevenção às drogas para alunos de escolas estaduais

Evento será realizado nesta quarta-feira, dia 11, na Capital

ter, 10/02/2004 - 13h06 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, o Governo do Estado de São Paulo, lança, por meio da Secretaria da Educação, o projeto ‘Tá na Roda uma Conversa sobre Drogas’, que irá beneficiar 890 mil alunos da rede estadual de ensino.

O projeto conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e visa ampliar o trabalho de educação preventiva contra as drogas que já vem sendo desenvolvido em todas as escolas da rede, através do Programa ‘Prevenção também se ensina’. O programa foi criado em 1.996, pela Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de instrumentalizar os educadores de Ensino Fundamental e Ensino Médio a trabalhar a prevenção ao uso de drogas e às DST/Aids junto à comunidade escolar.

O programa ‘Tá na Roda uma Conversa sobre Drogas’ vem intensificar e ampliar as possibilidades dinâmicas e atuais no tratamento das questões relativas às drogas em geral, permitindo aos educadores desenvolver a capacidade de análise, reflexão e crítica dos adolescentes com relação ao assunto.

Todas as 89 Diretorias de Ensino do Estado vão participar do projeto, que terá início em março. Em princípio, cada diretoria irá indicar 10 escolas que receberão um kit elaborado pela Fundação Roberto Marinho.

O kit é composto pelo ‘Livro do Professor’, que apresenta temas relevantes sobre drogas, escritos por especialistas, e contém uma série de atividades a serem realizadas em sala de aula. Dele faz parte ainda 20 programas de vídeo, que serão exibidos semanalmente, todas as segundas-feiras, às 22h30, a partir de 1º de março, na TV Futura, e um CD-ROM de capacitação para professores.

Numa primeira etapa, 1.000 kits serão distribuídos. Os professores envolvidos serão capacitados em aulas presenciais e a distância. A capacitação será realizada, inicialmente, para 356 profissionais de todas as Diretorias de Ensino que, regionalmente, trabalharão com diretores e professores de suas escolas.

Data: Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2004
Horário: 10 horas
Local: Escola Estadual Capitão Pedro Monteiro do Amaral – Rua Nurcia, 412 – Jardim São Bento – Capital

Da Secretaria de Estado da Educação

(LRK)