Educação: Estação Ciência tem laboratórios portáteis para escolas

Kits são cedidos por empréstimo para escolas públicas e particulares da Grande São Paulo

sáb, 15/02/2003 - 12h02 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Agência USP


Laboratórios portáteis que podem ser usados nas aulas de Ciências, Física, Química e Biologia estão à disposição de professores dos ensinos Fundamental (Ciclo II) e Médio, de acordo com um programa da Estação Ciência, da Universidade de São Paulo (USP). A Experimentoteca, como é chamado o conjunto de 52 kits, funciona como uma biblioteca, em sistema de empréstimo, e está disponível para escolas públicas e particulares da Capital e Grande São Paulo.

Os kits, que são cedidos por empréstimo por 15 dias, abrangem as seguintes áreas: seres vivos, ecologia, meio ambiente, corpo humano, física e química. Cada kit atende aproximadamente 45 alunos, e o professor recebe um roteiro para orientar as atividades.

Do ar ao átomo

Pelas experiências das áreas de ecologia e meio ambiente, os alunos poderão descobrir por que o ar quente sobe no meio do ar frio; ou verificar como acontece a decomposição das rochas para formação do solo e como deve ser o preparo de um solo agrícola.

Nas temáticas de seres vivos e corpo humano, os alunos ‘fabricam’ um fóssil, aprendem a identificar células animais e vegetais no microscópio, verificam as relações entre os seres vivos e destes com o meio ambiente; e descobrem o funcionamento dos órgãos e dos aparelhos respiratório e digestivo, do sistema nervoso e estrutura óssea dos seres humanos.

Nas áreas de Física e Química, a Experimentoteca aborda a dimensão do átomo, a separação de misturas, ácidos e bases, o funcionamento de máquinas simples, a transferência de calor e o caminho da eletricidade, entre outros assuntos.

Estação Ciência – USP
Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa – Capital
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30, e aos sábados, das 13h às 17h30
Tel.: (11) 3673-7022 – ramal 233
site: www.eciencia.usp.br/experimentoteca