Educação: Escolas são premiadas pelo desenvolvimento de projetos sociais

Três escolas estaduais foram destaques da 5ª edição do Prêmio Escola Voluntária

seg, 21/11/2005 - 14h47 | Do Portal do Governo

ETE Dr. Júlio Cardoso, de Franca, EE Prof. Rosa Salles Leite Penteado, de Getulina, e EE Eva Esperança Silva, de Ilhabela, são as vencedoras

Três escolas públicas estaduais foram destaques da 5ª edição do Prêmio Escola Voluntária, que tem por objetivo prestigiar escolas pelas ações sociais que desenvolvem com alunos da 8ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O Projeto Coração Solidário, da Escola Técnica Estadual Dr. Júlio Cardoso, de Franca, interior do Estado, foi o grande vencedor. Em segundo lugar foi classificado o Projeto Solidariedade Também se Aprende, da EE Professora Rosa Salles Leite Penteado, de Getulina, também no interior do Estado. O Colégio São Luís – Anglo, de Jaboticabal, ficou com a terceira colocação com o Projeto Agentes Transformadores. A menção honrosa foi entregue à EE Eva Esperança Silva, de Ilhabela, que apresentou o Projeto Cidadão Esperança.

Projeto vencedor – Num assentamento do Movimento Sem Terra (MST), em Restinga, município vizinho de Franca, 200 estudantes da Escola Técnica Estadual Dr. Júlio Cardoso formaram cooperativa de doces, conservas e plantas medicinais. Cerca de 200 estudantes participam do Projeto Coração Solidário, com 22 famílias do assentamento.

A premiação rendeu à escola dois computadores. Uma professora e quatro alunos também ganharam viagem para Salvador.

Segundo a professora Maria Cleonice Sampaio Funes, uma das coordenadoras do projeto, além da comunidade escolar, a cooperativa teve a colaboração da prefeitura de Restinga e do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).

Quinta edição – O Prêmio foi criado em 2001, Ano Internacional do Voluntário, pela Rádio Bandeirantes. O 5º Prêmio Escola Voluntária recebeu 308 inscrições, 83 a mais em relação ao ano passado. Neste ano, a novidade foi a extensão da iniciativa para o Estado Rio de Janeiro. O projeto teve o apoio da representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância – no Brasil (Unicef), Marie-Pierre Poirier, a presidente de honra desta edição. Durante o concurso, os projetos foram apresentados por meio de reportagens produzidas pelos alunos com o apoio da Rádio Bandeirantes.

Joice Henrique
Da Agência Imprensa Oficial