Educação: Escolas recebem prêmios na Secretaria

Evento foi realizado na Secretaria de Estado da Educação

qua, 10/12/2003 - 16h00 | Do Portal do Governo

Escolas de 11 Diretorias de Ensino do interior do Estado, participaram do evento de entrega dos 1º, 2º e 3º lugares para os concursos “Qualidade de Vida”, “Histórias da Rede”, “Meu Rico Português”, “E agora Professor?” e “Jovem Inventor”, que foi realizado na Secretaria de Estado da Educação.

O evento teve início com a apresentação do aluno Jean Willian Silva, da Escola Estadual Winston Churchill da Diretoria de Sertãozinho, que impressionou a todos com sua voz e dom musical. Jean conclui neste ano o Ensino Médio e revela que descobriu o seu “jeito para a música” na escola. “É muito importante que a escola dê esse apoio para o talento dos alunos”, explica Jean, que recebe incentivo dos professores para alcançar seus objetivos.

Para o secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, esses concursos são fundamentais para encontrar os talentos da rede. “Talentos como o do aluno Jean, nós só conhecemos com esses concursos. A educação é isso, movimento, projetos acontecendo e o envolvimento de alunos e professores”. Estavam presentes no evento a Dra. Mariléa Nunes Vianna, chefe de Gabinete da Secretaria da Educação, professora Arlete Scotto, da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo (COGSP); professora Sonia Maria Silva, da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP); professor Élcio Antônio Selmi, da Coordenadoria de Ensino do Interior (CEI); além de Dirigentes de Ensino, professores e alunos da rede estadual.

A idéia dos concursos está voltada para a criação e adoção de práticas pedagógicas diferenciadas, com o intuito de incentivar a criatividade e o espírito de cidadania dos alunos e educadores da rede. Os participantes são alunos, professores e funcionários da rede que puderam se inscrever e desenvolver propostas de trabalho durante o ano de 2003 em suas escolas.

O evento contou ainda com a apresentação do grupo de dança da EE Monsenhor Nora, da Diretoria Regional de Ensino de Mogi Mirim, com danças folclóricas francesas e pout-porri de músicas populares de diversos países do mundo.

Projetos vencedores

  • Qualidade de Vida

    Projetos que visam a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
    EE Galdino de Castro (DE de Ribeirão Preto)
    Projeto “Água Cristalina – Fonte de Vida!”.

  • Histórias da Rede

    Criação de textos, vídeos ou programas de rádio sobre histórias que acontecem nas escolas.
    EE Professor José da Costa (DE de Santos)
    Projeto “A escola como pólo difusor de cultura e estímulo à criatividade e ao desenvolvimento”.

  • Jovem Inventor

    Alunos que criaram iniciativas para melhorar o meio-ambiente escolar
    EE Braz Cruz (DE de Santos)
    Projeto “Irrigação: Re-uso da Água”.

  • Meu Rico Português

    Projetos diferenciados sobre a Língua Portuguesa
    EE Padre Fidélis (DE de José Bonifácio)
    Projeto “Na berlinda: nossa língua, nossos escritores”.

  • E agora Professor?

    Projetos que visam a inovação de ensino em sala de aula
    EE João Gobbo Sobrinho (DE Pirajú)
    Projeto “Educação para a Saúde”.

    Os três finalistas de cada projeto receberam prêmios como aparelhos de DVD, TV 29”, computadores, palm-top e um final de semana em um spa.