Educação: Escolas públicas de São Paulo recebem CDs de hinos brasileiros

Projeto é resultado de parceria entre a Orquestra Sinfônica do Estado e o Instituto Camargo Corrêa

seg, 13/12/2004 - 11h54 | Do Portal do Governo

Alunos de escolas públicas da cidade de São Paulo vão ter acesso a versões inéditas dos principais hinos brasileiros. Isso porque 2.295 unidades de ensino começarão a receber esta semana um CD especialmente gravado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), que vem acompanhado de material de orientação para servir de subsídio aos professores. A iniciativa, que só foi possível graças a uma parceria entre a Osesp e o Instituto Camargo Corrêa, pretende estimular a formação de crianças e adolescentes no que diz respeito ao conceito e às práticas de cidadania.

Com cinco faixas, o CD traz duas versões do Hino Nacional, uma
instrumental e outra com a participação do Coro da Osesp, além do Hino à Bandeira, Hino da Independência e Hino da Proclamação da República.

A parceria do Instituto Camargo Corrêa com a Orquestra Sinfônica surgiu recentemente, mas o trabalho de análise e estudo minucioso das diversas versões existentes dos hinos brasileiros teve início há cerca de três anos. A partir daí, a Osesp definiu as gravações dentro da mais alta técnica e fidelidade.

Graças ao trabalho conjunto, 12 mil cópias do CD serão distribuídas pelo Instituto Camargo Corrêa a 69 municípios brasileiros além de São Paulo, alcançando cerca de 6 milhões de estudantes. A iniciativa visa estimular a formação de crianças e adolescentes no conceito e nas práticas de cidadania, bem como apoio às atividades educativas de diversas disciplinas. O Instituto Camargo Corrêa investiu cerca de R$ 75 mil só na produção dos CDs.

Instituto Camargo Corrêa

O Instituto Camargo Corrêa foi criado em dezembro de 2000 com o objetivo de apoiar, financeira e tecnicamente, projetos de organizações não governamentais dirigidos a crianças e adolescentes provenientes de famílias de baixa renda nas áreas de educação, saúde e cultura, orientando as ações sociais e coordenando o investimento social do grupo Camargo Corrêa e dirigindo-o a comunidades em que as empresas estejam presentes. Somente em
2003, cerca de 35 mil crianças e adolescentes foram beneficiados direta e indiretamente por projetos apoiados pelos programas da instituição.

O Instituto é vinculado ao grupo Camargo Corrêa, um dos maiores
conglomerados nacionais privados não-financeiros do Brasil. São 16 empresas controladas e aproximadamente 33 mil funcionários, no Brasil e no exterior.

Da Assessoria de Imprensa do Grupo Camargo Corrêa

(LRK)