Educação: Escolas estaduais vencem concurso ambiental

Premiação será neste sábado, dia 21

sex, 20/09/2002 - 12h07 | Do Portal do Governo

Três escolas da rede pública estadual estão entre as finalistas do concurso ‘Sede de Viver 2002’, promovido pelo Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental em parceria com a CUNO Latina. A divulgação e premiação dos vencedores será neste sábado, dia 21, às 14 horas, na Capital.

O Concurso contou com a participação de 51 escolas municipais, estaduais e particulares de ensino fundamental, num total de 27.436 mil alunos e 1.268 professores de várias cidades do interior de São Paulo.

Cada uma delas apresentou trabalhos multidisciplinares de conscientização do meio ambiente e a importância da água. As finalistas são:
– E.E. Profa. Maria Aparecida Viana Muniz (Eldorado),
– E.E. Vereador Sebastião Mônaco (Marília), – E.E. Nestor Fogaça (São Miguel Arcanjo) e
– Centro Educacional e Cultural Toque (Araraquara), que receberá Menção Honrosa.

Os trabalhos selecionados serão avaliados neste sábado por uma comissão julgadora formada por especialistas das áreas de comunicação, educação e meio ambiente. Entre os critérios analisados estão: criatividade, abrangência do trabalho na escola e na comunidade e a possibilidade de sua replicação.

As escolas vencedoras receberão filtros, exemplares do livro ‘O Goto’, de Gilberto Gardesani e uma mensagem ecológica sobre a importância da água para todo o Planeta Terra.

Projetos

A E.E. Profa. Maria Aparecida Viana Muniz (Eldorado) desenvolveu no seu dia-a-dia, nos meses de junho a agosto, um projeto trabalhando de forma interdisciplinar o tema água. Nas aulas de Português, textos foram interpretados; em Matemática, os alunos calcularam o consumo; em Geografia, as aulas trataram de bacias hidrográficas. Participaram do projeto 875 alunos.

Outra finalista do concurso é a E.E. Vereador Sebastião Mônaco (Marília), que em 2001, os professores de Ciências e Português produziram, junto com os alunos, um filme sobre todo o processo da água no município. Os estudantes acompanharam todo o trajeto da água, dos mananciais até as caixas d´água, passando pelas estações de tratamento. Na parte final, os alunos acompanharam a água já utilizada voltando como esgoto para o mesmo rio do começo do acompanhamento. Neste ano, outras disciplinas também entraram para o projeto.

Já a E.E. Nestor Fogaça ( São Miguel Arcanjo), trouxe a história do rio Pacinho para a realidade dos alunos. Durante 2001, foram desenvolvidos trabalhos multidisciplinares cujo tema principal foi a necessidade de preservação do rio.

Data: Sábado, dia 21 de setembro de 2002
Horário: 14 horas
Local: L´Hotel São Paulo – Alameda Campinas, 266 – Jd. Paulista – São Paulo-SP.