Educação: Escolas estaduais vão abrir nos fins de semana para comunidade

Proposta é despertar nos alunos e seus familiares novos referenciais para a elaboração de uma cultura de paz

sex, 23/05/2003 - 11h00 | Do Portal do Governo

Na próxima segunda-feira, dia 26, a Secretaria de Estado da Educação lança o projeto Escola da Família: Espaços de Paz. Resultado de parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) visa a abrir as portas das cerca de seis mil escolas da rede estadual a 7 milhões de jovens e suas respectivas comunidades nos finais de semana. O objetivo é que essas unidades escolares exibam também aos sábados e domingos uma imagem próxima da agitação estudantil sadia que as caracteriza nos dias comuns de aula. Além disso o projeto pretende despertar nos alunos e comunidades novos referenciais para a elaboração de uma cultura de paz.

Aprendizado transcende os muros da escola

No evento, o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, o embaixador Marcos César Meira Naslausky, diretor geral da Agência Brasileira de Cooperação e o representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein, assinarão acordo de cooperação regulamentador desse projeto que revigorará a utilização das escolas públicas paulistas.

“A escola deve ser um espaço sagrado, no qual a convivência seja prazerosa”, afirma o secretário. Ele acredita que “o aprendizado transcende os muros da escola e é necessidade constante de professores, alunos e da comunidade.” Para assinalar a importância do projeto, ressaltou: “Tanto universitários como voluntários estão desde já convocados para trabalhar nessa nobre missão.”

Experiências bem-sucedidas

A Secretaria de Educação irá disponibilizar imóveis, pessoal e outros tipos de equipamento existentes nas escolas, além de R$ 59,8 milhões para a Unesco realizar a cooperação técnica. O projeto vai mobilizar 6 mil profissionais da educação, 25 mil estudantes universitários e milhares de voluntários. O intuito é despertar nos 645 municípios de São Paulo potencialidades e desenvolver hábitos saudáveis entre os 7 milhões de jovens e suas comunidades.

O projeto supera em amplitude e recursos outras iniciativas nessa direção, promovidas ao longo dos anos, incorporando em sua concepção experiências recentes e bem-sucedidas como os programas Parceiros do Futuro, Comunidade Presente, Prevenção Também Se Ensina e Jovem Protagonista. Uma análise realizada junto a jovens de 115 escolas participantes do programa Parceiros do Futuro – que também abre suas portas à comunidade nos finais de semana – ajudou a definir pontos importantes da nova iniciativa.

Serviço:

A solenidade está programada para às 11 horas, na Escola Estadual Tarcísio Álvares Lobo, na rua Estela Borges Morato, 500, bairro do Limão, zona norte da Capital.

A partir do lançamento do projeto, que deverá se estender por três anos, os interessados poderão obter mais informações nas escolas estaduais, na central de atendimento da Secretaria da Educação pelo telefone 0800-7700012 ou na página eletrônica da secretaria na internet (www.educacao.sp.gov.br)

(AM)