Educação: Escolas estaduais trazem atividades e lazer para as férias de julho

Em agosto, o Programa Escola da Família comemora dois anos de vida

sex, 08/07/2005 - 13h31 | Do Portal do Governo

As férias do meio do ano na rede escolar estadual começam no dia 9 de julho e muitas desta escolas já preparam atividades para abrir as portas durante o recesso. Alunos, pais, professores e a comunidade poderão aproveitar o período de descanso para curtir momentos de diversão, cultura e lazer nas unidades escolares.

O calendário escolar prevê um recesso de 9 a 24 de julho, mas algumas escolas podem ter essas datas alteradas por conta dos eventos programados para as férias. Em todo o estado, atividades nas escolas estaduais estão programadas para acontecer nos finais de semana, dentro do programa Escola da Família, que completa dois anos em agosto.

As escolas também vão abrir nos dias da semana com atividades como o Pinte na Escola, no qual 4.573 escolas terão suas fachadas e áreas internas reformadas, pintadas e limpas em um sistema de mutirão que contará com a participação da comunidade.

Durante o recesso, quem precisar de informações sobre o funcionamento das escolas e serviços da Secretaria da Educação pode continuar recorrendo ao telefone da Central de Atendimento (0800-7700012), das 9h às 17h, ou entrar em contato com as diretorias de ensino, que também funcionarão normalmente no período.

As secretarias das unidades escolares também ficarão abertas para atendimento aos pais ou responsáveis sobre a vida escolar do aluno. O recesso não prevê aulas de reforço e recuperação, que são realizadas no período letivo normal, paralelamente às aulas regulares.

Escola da Família funciona a todo vapor durante as férias
O período de descanso é época de intenso movimento no Escola da Família, programa que abre as escolas estaduais nos finais de semana para atividades comunitárias, esportivas, culturais e de formação para a geração de renda. As 5.306 escolas participantes do projeto oferecerão padarias artesanais, jogos, cursos profissionalizantes, festivais e apresentações de música e dança, campeonatos de ginástica e exposições, entre outras atividades. A programação em detalhes pode ser conhecida nas escolas ou, a cada fim de semana, no site (www.escoladafamilia.sp.gov.br).

Considerado um dos programas estratégicos do Governo do Estado de São Paulo, o Escola da Família, coordenado pela educadora Cristina Cordeiro, já apresenta, desde a sua implantação, em agosto de 2003, resultados muito positivos. Entre eles estão: diminuição dos índices de violência nas escolas estaduais, apropriação, recuperação e manutenção do espaço físico escolar pela comunidade, resgate da convivência familiar na escola e ampliação dos horizontes culturais dos participantes.

Para desenvolver o trabalho, o programa conta com uma estrutura montada nas unidades aos finais de semana. São educadores profissionais (graduados), educadores universitários (bolsistas), educadores voluntários, gestores de escola, coordenadores de área, supervisores de ensino e assistentes técnicos pedagógicos.

Confira algumas das atividades programadas para o recesso escolar de julho:

Escola Estadual Vereador Durval Evaristo
(Diretoria de Ensino de Itaquaquecetuba)
Projeto ‘Brincando e Aprendendo nas Férias’
De 18/07 a 23/07, das 9h às 17 horas, a escola desenvolverá atividades em parceria com o programa Escola da Família. Serão mais de 20 atividades, como oficinas de música, dança, brinquedoteca, apresentações teatrais, jogos cooperativos e gincanas. Além disso, cada um dos 1,4 mil alunos terá direito a um passeio.
A escola pretende atender cerca de 900 crianças e jovens – alunos ou não – com idades de 5 a 16 anos. Durante todo o período, inclusive durante a semana, a escola também ficará à disposição para que os pais deixem seus filhos brincando e se divertindo, sempre acompanhados por 60 voluntários treinados para acompanhar as crianças e jovens. A escola fica na Praça dos Aimorés, s/n – Vila São Carlos – Itaquaquecetuba.

Escola Estadual Alípio de Barros
(Diretoria de Ensino Norte 1)
De 11/07 a 15/07, as atividades programadas são: futebol, campeonatos, gincana, atividades de lazer e cursos. A escola está localizada na r. Comendador Félix Zarzur, s/n – Pirituba.

Escola Estadual Sinhazinha Camarinha
(Diretoria de Ensino de Ourinhos)
Projeto ‘Sábados Musicais’
A escola apresentará concertos gratuitos nos fins de semana. Um grupo de 22 alunos tocam do popular ao clássico com seus violinos, violoncelos e violas. As apresentações são gratuitas e acontecem aos sábados, das 11h às 12h30. Outras apresentações serão realizadas nas seguintes datas e escolas:
9 de julho – EE Genésio Boamorte – S.C.R.Pardo
16 de julho – EE Leônidas do Amaral Vieira – S.C.R.Pardo
23 de julho – EE Miguel Briante Calderaro – S.C.R. Pardo
Outras informações pelo telefone: (14) 337-21177

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação

F.C.