Educação: Escolas estaduais são finalistas do 2º Prêmio Escola Voluntária

Iniciativa divulga e premia instituições de ensino que apresentam projetos sociais e incentivam o trabalho voluntário entre os alunos

ter, 06/08/2002 - 12h02 | Do Portal do Governo

Três escolas da rede estadual de ensino estão concorrendo ao 2º Prêmio Escola Voluntária, realizada pela Rádio e Televisão Bandeirantes Ltda. em parceria com a Fundação Itaú Social. O objetivo do prêmio é reconhecer, divulgar e premiar as instituições de ensino do Estado de São Paulo que apresentam projetos sociais e incentivam o trabalho voluntário entre os alunos.

O concurso já se encontra na segunda fase e no dia 1º de agosto, a Rádio Bandeirantes anunciou as 11 escolas finalistas. Nesta etapa, cada grupo, formado por quatro alunos e um professor, passará um dia no estúdio da Rádio, para aprender técnicas de gravação, edição e, depois, fazer uma reportagem de rádio sobre seu projeto. A reportagem não poderá ser inferior a 2,5 minutos nem superior a 5 minutos.

As escolas estaduais finalistas são: E.E. Prof. Cid de Oliveira Leite, de Ribeirão Preto, apresenta o projeto ‘Juventude Ativa – Parceiros da Harmonia’, que tem por objetivo trabalhar junto com a comunidade escolar e à Associação São Francisco de Assis, que abriga crianças vítimas da violência doméstica com trabalhos manuais de arte, música, teatro, dança e jornalísticos. A E.E. Prof. Gabriel Ortiz, de São Paulo, apresenta o projeto ‘O Poder que você tem!’, cuja intenção é conscientizar o trabalho voluntário e a responsabilidade do voto consciente e expandir o projeto para a comunidade. E a E.E. Prof. Brisabella Almeida Nobre, também da Capital, apresenta o projeto ‘Salve uma Vida’, que conscientiza os alunos sobre a importância da doação de sangue, beneficiando o Centro de Hemoterapia de São Paulo e a população em geral.

Este ano, o 2º Prêmio Escola Voluntária, teve um número recorde de inscritos: 118 escolas. Destas, 63 instituições são do ensino público. Podiam se inscrever escolas municipais, estaduais e particulares, com registro no Ministério da Educação (MEC). Os projetos inscritos foram realizados por alunos do ensino fundamental e médio devidamente matriculados.

A comissão julgadora do 2º Prêmio Escola Voluntária, será formada por jornalistas, professores, empresários e representantes do Terceiro Setor. A premiação será realizada no dia 30 de setembro, no Museu de Arte Moderna, no Parque do Ibirapuera, zona sul de São Paulo. No mesmo dia será veiculada pela Rádio Bandeirantes o nome da instituição vencedora.

O grupo vencedor recebe uma viagem para Porto Seguro, Bahia, onde irá conhecer um projeto social desenvolvido na região. O segundo e terceiro lugares recebem um microcomputador para a escola.

No ano passado, o 1º Prêmio Escola Voluntária foi entregue à Escola Estadual Hilmar Machado de Oliveira, do município de Garça, interior paulista. O projeto apresentado pelos alunos consistia em visitar creches e asilos da região. O 3º lugar ficou para a E.E. Parque das Árvores, de São Paulo, que reativou uma biblioteca e incentivou o hábito de leitura entre os moradores do entorno da escola e o 4º lugar para a E.E. Ascendino Reis, do bairro do Tatuapé, na Capital, com a fabricação de produtos como detergentes e desinfetantes e a distribuição destes à comunidade.

Cronograma do 2º Prêmio Escola Voluntária:

7/8 – Capacitação dos grupos para a reportagem
23/8 – Entrega do roteiro das reportagens
26/8 a 6/9 – Edição das reportagens na rádio
30/9 – Premiação