Educação: Escolas estaduais iniciam Festival de Teatro, Música e Dança

Grupos que vão participar da final em setembro serão selecionados em 885 escolas

qui, 08/05/2003 - 13h36 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação


Por Paola Martins

Durante os próximos cinco meses, 885 escolas paulistas, que foram selecionadas entre 4.680 inscritas, vão participar das fases regional e final do Festival de Dança, Música e Teatro, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação em parceria com as 89 Diretorias de Ensino.

O trabalho com teatro, música e dança é integrado e articulado ao projeto pedagógico de cada escola. O principal objetivo é possibilitar a manifestação artística dos alunos e promover o desenvolvimento de conhecimentos que envolvem a intuição, emoção, imaginação, capacidade de comunicação, bem como o uso da memória, de interpretação, da análise, da síntese e da avaliação crítica.

Nos Festivais de Teatro e Dança os grupos serão divididos em duas categorias: Infantil (ciclo I) e Juvenil (ciclo II). No Festival de Música não ocorrerá divisão. Os ensaios das peças teatrais já estão ocorrendo nas escolas e os de dança e música devem começar em breve. Em maio também acontece a apresentação dos grupos de teatro. Nos meses de junho e julho as escolas vão escolher o melhor intérprete feminino e masculino, a melhor música original, conjunto musical e banda.

Agosto será o mês do Festival Regional, promovido e organizado pelas 61 Diretorias de Ensino do interior do Estado e 28 da capital e grande São Paulo. Nesta oportunidade, serão selecionados os 15 melhores espetáculos do Estado, sendo nove grupos do interior e seis da grande São Paulo, incluindo a Capital, que participarão da final, em setembro.

As comissões de especialistas nomeados pela Secretaria acompanharão as apresentações e estabelecerão notas de três a dez para todas as categorias de premiação. Serão classificados os espetáculos que conseguirem a maior média na somatória das notas. Para a escolha dos vencedores, os critérios serão as maiores pontuações nos seguintes quesitos: espetáculo, direção, produção, coreografia, cenografia, figurino, bailarino, bailarina, ator, atriz , intérpretes, banda musical, originalidade da música e de conjunto.

Regulamentos dos Festivais

Os cenários e figurinos serão julgados pela criatividade e não apenas pela beleza e pelo luxo. Os mesmos podem ser patrocinados por comerciantes da região, podendo ser citados nas apresentações.

No Festival de Música, ocorrerá divisões por bandas – formadas por instrumentos eletrônicos, como guitarra e baixo – e conjuntos – formado por instrumentos acústicos. A “performance” dos integrantes será considerada nas categorias de dança e teatro.

As apresentações podem receber ajuda da comunidade, como o auxílio de um técnico em sonoplastia ou iluminação. Este especialista não será julgado e deverá contar no programa com a respectiva função.

No Festival Regional, a banca julgadora deverá contar com profissionais da área (teatro, dança e música), selecionados na própria região a cargo da Diretoria de Ensino. Fica a critério da Diretoria de Ensino, o local, data e horário da Final Regional.

(LRK)