Educação: Escolas estaduais iniciam aulas de recuperação

Alunos que não obtiveram rendimento satisfatório vão estudar nas férias

qui, 03/01/2002 - 16h11 | Do Portal do Governo

Durante todo o mês de janeiro, as escolas da rede estadual de ensino estarão oferecendo aulas de recuperação para alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Os alunos que tiveram freqüência de, no mínimo, 75% do total de horas letivas em 2001 e desempenho insatisfatório em qualquer número de disciplinas estão participando do programa “Escola nas Férias”.

Aqueles que tiveram menos de 50% de acertos na prova do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), realizada no último mês de novembro, também estão incluídos no programa.

A recuperação nas férias é oferecida por todas as escolas estaduais, desde que tenha alunos em número suficiente para formar turmas. Caso contrário, as aulas são dadas nas chamadas escola-pólo, unidades maiores de cada região.

As informações sobre a unidade onde será realizada a recuperação estão disponíveis nas escolas que os alunos freqüentam regularmente.

Este é o sexto ano consecutivo que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, realiza o programa de recuperação nas férias. Em janeiro do ano passado quase 500 mil estudantes participaram das aulas, que são desenvolvidas em 20 dias úteis, totalizando 100 horas/aula.

O programa de recuperação e reforço da rede estadual inclui:
– recuperação contínua, realizada pelo professor da classe durante o horário normal de aula;
– recuperação paralela, na qual são formados pequenos grupos de alunos, de acordo com a dificuldade, que participam das atividades em até três horas semanais fora do horário regular de aula; e
– recuperação intensiva, que acontece no período de férias.

Os estudantes que não conseguirem adquirir as habilidades e competências básicas para a etapa de aprendizagem são encaminhados para a recuperação de ciclo. Durante um ano, esses alunos trabalham apenas os conteúdos que não conseguiram atingir os objetivos necessários.