Educação: Escolas estaduais de São José dos Campos apresentam projetos em feira

Os alunos que participaram da Feira serão premiados nesta quarta feira, dia 6

qua, 06/07/2005 - 13h01 | Do Portal do Governo

São José dos Campos, no Vale do Paraíba, é a capital brasileira da tecnologia. Muita gente visita a cidade para conhecer o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a Embraer e outras empresas e centros de alta tecnologia que se desenvolveram em torno do ITA (Instituto Técnico Aeroespacial). Pensando nos visitantes, os alunos da Escola Estadual Estevam Ferri criaram o projeto da CoopValetur, uma cooperativa que pretende dar apoio aos turistas que visitam a cidade.

O projeto dos estudantes foi um dos destaques da quarta edição da Feira do Jovem Empreendedor, que faz parte do Programa Profissionais do Futuro – Jovens Empreendedores – Primeiros Passos. O programa é uma parceria da Secretaria Municipal da Educação com o SEBRAE e a Diretoria de Ensino do município e teve a participação das escolas estaduais e municipais de São José dos Campos. Os alunos que participaram da Feira, na última semana de junho, serão premiados nesta quarta feira, dia 6, com certificados e medalhas.

A primeira edição da Feira ocorreu em 2002. No programa Jovens Empreendedores, a s escolas têm o apoio de monitores que orientam os alunos a formar mini-empresas, repassando informações sobre Recursos Humanos, marketing, finanças e produção. A preparação para a execução dos projetos dura quatro meses e as escolas que desenvolveram mais de um projeto escolheram um deles para a participação na Feira.

Como destaque entre as 93 escolas de São José dos Campos, a que mais executou trabalhos voltados para o empreendedorismo na cidade foi a Estevam Ferri. O projeto da cooperativa de turismo, por exemplo, desenvolveu algumas habilidades entre os alunos: domínio de idiomas, habilidade de comunicação, facilidade para trabalhar em grupo e negociar. A aluna Su Lien Hung, do 2º ano do Ensino Médio, vê no projeto uma verdadeira oportunidade de negócios para o futuro.

Mariana Freire da Cunha Silva, do 3º ano do ensino médio, é outra micro-empresária revelada no programa. Ela criou o projeto de uma fábrica de brinquedos pedagógicos para uso dos alunos mais novos da escola. O aprendizado passou pelas fases de desenvolvimento, pesquisa, uso pedagógico do material e produção.

Outra escola estadual que participou do programa foi Profª Ana Herondina S. Schychof, onde funciona a mini-empresa Biju Mania . “Eu sonho em ser empresária e tenho muita vontade de aprender fazer negócios”, disse a aluna Jeniffer Santos, da 8ª série, uma das pequenas empresárias. Sua colega de classe Gabriela Santos acredita que o maior lucro neste trabalho é o crescimento pessoal e a oportunidade de desenvolver seu potencial.

“A participação na Feira foi importante para despertar nestes jovens o espírito criativo e empreendedor, ensinar a montar um plano e conduzir o seu próprio negócio”, concluiu Eliane de Fátima Garcia do Nascimento, Assistente da Diretoria de Ensino de São José dos Campos.

Programa “Formação de Jovens Empreendedores”

O programa de São José dos Campos é de alcance local, com a participação das escolas estaduais do município. Mas a Secretaria de Estado da Educação tem outra iniciativa de estímulo ao espírito empreendedor, em parceria com o Sebrae. É o Programa “Formação de Jovens Empreendedores”, que capacitará ao longo do ano mais de 800 professores e 26 mil 100 alunos do Ensino Médio da rede estadual.

Essa parceria tem o apoio do programa Escola da Família, da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) e da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana de São Paulo (COGSP). Trata-se de uma capacitação desenvolvida em 29 escolas estaduais da região metropolitana de São Paulo. Mais informações sobre o programa e os cursos podem ser encontradas no site da secretaria,www.educacao.sp.gov.b, no link do Programa Escola da Família, ou nas diretorias de ensino do Estado de São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

J.C.