Educação: Escolas de todo o Estado terão alunos monitores nas Salas de Informática

Primeira etapa do programa vai até 19 de dezembro

seg, 10/11/2003 - 18h04 | Do Portal do Governo

Para beneficiar toda a rede pública estadual no desenvolvimento de um projeto específico para as Salas de Informática das escolas, a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), por meio da Gerência de Informática, organizou a primeira etapa de capacitação do Projeto ‘Aluno-monitor’, que começa hoje, dia 10, e vai até o dia 19 de dezembro.

Nesta primeira fase, a equipe de profissionais da FDE e da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) capacitará 162 Assistentes Técnicos Pedagógicos dos Núcleos Regionais de Tecnologia (NRTE) das 89 Diretorias de Ensino do Estado para atuarem como multiplicadores junto as escolas. A capacitação será de 80 horas divididas em dois módulos sobre configuração software, hardware, redes e sistema operacional.

O objetivo é dar suporte às salas e ampliar o uso de ferramentas como softwares educacionais na implementação do ensino junto ao trabalho dos professores.

O Projeto Aluno Monitor é uma iniciativa da Secretaria da Educação que prevê a criação de uma equipe de alunos monitores, para atuar nas Salas Ambientes de Informática (SAI). Os objetivos do programa são criar um ambiente que favoreça o desenvolvimento de atividades pelos alunos e professores da escola, incentivar a participação dos alunos na solução dos problemas da escola orientada pelos princípios do Protagonismo Juvenil e potencializar as ações do Projeto Escola da Família voltadas para o acesso da informática pela comunidade.

Com a capacitação, os profissionais de cada Núcleo Regional de Tecnologia Educacional poderão implementar o projeto nas escolas a partir do início do ano letivo de 2004, multiplicando o desenvolvimento de atividades nas Salas de Informática.