Educação: Escolas da rede estadual batem recorde em arrecadação de agasalhos

Fundo Social e Secretaria premiaram quatro escolas pelo empenho

ter, 01/07/2003 - 9h08 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Maria Lúcia Alckmin, e o Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita premiaram na tarde de ontem, dia 30, em um Café da Tarde, representantes de alunos, pais e educadores de quatro escolas estaduais, que graças a um empenho mútuo, conquistaram o título de Escolas Mais Solidárias pela arrecadação de agasalhos destinados à Campanha do Agasalho/2003 do Fundo Social. Além da visita ao Palácio dos Bandeirantes e do Café da Tarde, as escolas também receberam troféu, certificado por participação, ingressos para parques de diversão e para peças teatrais.

A campanha Desafio da Solidariedade, realizada na rede pública estadual de ensino, superou as expectativas. As escolas de todo o Estado arrecadaram mais de 1,5 milhão de peças, que serão doadas às entidades assistenciais e comunidades carentes de todo Estado. Para se ter uma idéia do sucesso da campanha, este volume representa mais da metade dos 2,2 milhões de agasalhos arrecadados pelo Fundo Social de Solidariedade em 2002, e metade do objetivo traçado pelo Fussesp para este ano, que é de 3 milhões de agasalhos. As doações serão entregues no Dia de Ação Solidária, ainda esta semana.

O sucesso da arrecadação deve-se ao envolvimento das comunidades escolares em participar ativamente com espírito de cidadania em benefício de pessoas mais carentes. ‘A participação de crianças e jovens neste tipo de ação é muito importante porque desde cedo aprendem a lidar com a triste questão das desigualdades sociais e criam uma consciência mais solidária’, declara Maria Lúcia Alckmin.

Os incentivos por participação respeitaram as seguintes categorias: a escola mais solidária do Estado e da Coordenadoria de Ensino do Interior (CEI); a da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo (COGSP). Nestes casos, considerando o total de peças arrecadadas. E também as escolas mais solidárias das duas Coordenadorias, de acordo com o número médio de doação por aluno.

A partir destes critérios, as unidades mais solidárias são as seguintes: EE Prof. Tomé Teixeira, do município de Itararé, que conquistou os títulos de escola mais solidária do Estado e da CEI, com a arrecadação de 18.959 peças e que ganhará como premiação 50 ingressos para o espetáculo a Bela e a Fera, 50 ingressos para o Hopi Hari, dois troféus e dois certificados – um pela quantidade de peças arrecadadas no total do Estado e outro pela quantidade de peças na somatória da Coordenadoria ; a EE Profa. Maria Elisa de Azevedo Cintra, de Suzano, é a unidade mais solidária da COGSP, somando 13.099 agasalhos, e receberá 50 ingressos para o musical Grease, 50 ingressos para o Hopi Hari, um troféu e um certificado.

Já as escolas que arrecadaram maior número médio de doação por aluno/escola da CEI e da COGSP foram respectivamente: EE Oswaldo Salles, de Santa Cruz do Rio Pardo, e a EE Ennio Chiesa, de Guarulhos. Cada uma ganhará 80 ingressos para o Playcenter, 50 ingressos para o Hopi Hari, um troféu e um certificado.

A campanha também envolveu os funcionários dos órgãos centrais da Secretaria da Educação, que arrecadaram 5.075 peças. Na Secretaria, a campanha foi coordenada pela Central de Atendimento. O Departamento de Recursos Humanos, foi o setor mais solidário, considerando o total de peças arrecadadas. Já o Programa Qualidade de Vida foi a equipe que se destacou na arrecadação de acordo com o número médio de peças em relação ao de funcionários. Estas equipes também participaram do Café da Tarde e receberam trófeu e certificado.

Para o secretário Gabriel Chalita, ações desta natureza são fundamentais para a sociedade: ‘Além de estimular a cidadania, estas campanhas são educativas e proporcionam maior interação entre toda a comunidade escolar, semeando o espírito de solidariedade em nossos alunos. Sem falar no benefício gerado para centenas de pessoas’, afirma o secretário, parabenizando o empenho e a dedicação de todos na campanha.

A campanha do Fussesp irá até a próxima segunda-feira, dia 7 de julho e conta com o apoio de todos os órgãos do governo, da classe empresarial e da sociedade civil. Informações sobre endereços dos postos de arrecadação podem ser obtidas pelo telefone (0xx11) 3874-6738 e também pelo site www.campanhadoagasalho.sp.gov.br. Nesta página da internet, também é possível realizar o cadastramento de entidade ou estabelecimentos que queiram colaborar com a coleta de agasalhos.

da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

GB