Educação: Escola Técnica de Franca vence 5º Prêmio Escola Voluntária

A vencedora foi a ETE Dr. Júlio Cardoso

ter, 01/11/2005 - 17h34 | Do Portal do Governo

O projeto “Coração Solidário”, da ETE Dr. Júlio Cardoso (Franca) foi a grande vencedora do 5º Prêmio Escola Voluntária promovido pela rádio Bandeirantes e Fundação Itaú Social. A premiação foi realizada no dia 31 de outubro, às 19 horas, no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo.

A ação premia escolas que desenvolvem ações sociais com alunos da 8ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino Médio. Neste ano, foram inscritos 308 projetos e durante o concurso, a apresentação dos projetos foi feita por meio de uma reportagem produzida com o apoio da rádio Bandeirantes.

Em um assentamento do Movimento Sem Terra (MST), em Restinga, município vizinho de Franca, 200 estudantes da escola técnica formaram uma cooperativa de doces, conservas e plantas medicinais. A idéia surgiu durante uma campanha de arrecadação de material de limpeza para famílias carentes da região. Alguns assentados souberam e pediram para participar. Segundo a professora Maria Cleonice Sampaio Funes, uma das coordenadoras do projeto da ETE, 150 famílias vivem no assentamento e 22 estão sendo beneficiadas diretamente pela cooperativa. Além da comunidade escolar, a cooperativa teve a colaboração da Prefeitura de Restinga e do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).

Em segundo lugar ficou o projeto “Solidariedade Também se Aprende”, da Escola Estadual Prof. Rosa Salles Leite Penteado de Getulina, também no interior do estado. O Colégio São Luis – Anglo, de Jaboticabal, ficou na terceira posição com o projeto “Agentes Transformadores”. A menção honrosa desta edição foi entregue à Escola Estadual Eva Esperança Silva, da cidade de Ilha Bela, que apresentou o projeto “Cidadão Esperança”.

Assessoria de Imprensa do Centro de Paula Souza
C.A.