Educação: Escola Estadual de Itaquaquecetuba recebe prêmio da Unesco

Sistema de gestão adotado na escola possibilita maior dinâmica na resolução dos problemas

ter, 30/09/2003 - 9h20 | Do Portal do Governo

A Escola Parque Piratininga foi a representante paulista na cerimônia realizada no último sábado, dia 27, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que premiou as 14 experiências mais bem-sucedidas no ensino público brasileiro. Cada uma das instituições escolhidas, entre as 146 pesquisadas, recebeu R$ 50 mil. A entrega ocorreu no auditório do Ministério da Educação e Cultura, em Brasília.

Para selecionar as “escolas inovadoras”, os pesquisadores da Unesco visitaram, este ano, instituições de 14 Estados do Brasil. No ano que vem, o trabalho deve alcançar todo o País. No estudo, foram apresentadas novidades utilizadas para motivar os alunos pelo aprendizado, além de soluções para prevenir e enfrentar episódios de violência.

Segundo os pesquisadores, o sistema de gestão adotado na escola possibilita maior dinâmica na resolução dos problemas, desde os mais simples e cotidianos até os desafios relacionados ao planejamento anual.

“Em nosso sistema, não é o diretor quem manda. O importante é que haja comprometimento de todos para que se sintam parte da instituição. Quando esse objetivo é atingido, as coisas caminham de maneira fluente”, explica a professora Fátima Zein Casarini, diretora do colégio premiado, que esteve em Brasília. Acrescenta: “Foi gratificante ver que estamos cumprindo um papel social, pois sentimos que o trabalho da escola está dando resultados”.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)