Educação: Escola Estadual de Diadema prepara seus alunos para o mercado de trabalho

Projeto prevê participação dos alunos nas etapas de criação de uma empresa

seg, 19/05/2003 - 10h22 | Do Portal do Governo

Para despertar nos alunos a cultura do crescimento profissional pela prática adquirida na vivência diária, a Escola Estadual Sérgio Buarque de Holanda, de Diadema, desenvolve o projeto ‘Pequenos Sonhos, Grandes Negócios’ durante todo este ano, com a participação de alunos e professores do curso noturno. A idealizadora do programa é a vice-diretora Rosemary Vieira Santos Dias.

A ação conta com a participação dos alunos em todas as etapas da criação de uma empresa, iniciando pela concepção mercadológica na qual pretendam atuar, até a elaboração de planejamento/custo final e lucro.

Os alunos desenharão a trajetória da empresa com a integração de todas as disciplinas, relacionando as questões conceituais às suas necessidades imediatas, orçamento e padrão que estão concebendo utilizando todo o potencial no mercado de trabalho.

Trabalho conjunto

Cada professor encarregou-se de uma parte da formatação da empresa. O de Português ficou responsável por criar um nome para registro, elaborar a campanha de marketing para vendas e relatórios de acompanhamento e evolução de vendas. Já o de Matemática fará a análise dos custos, impostos e pesquisa mercadológica para lançamento do produto. O professor de Inglês viabilizará a exploração e necessidade do conhecimento de língua estrangeira para projetos de exportação.

O projeto toma forma na medida das dificuldades, necessidades, crescimento e interesse dos alunos, enriquecendo o trabalho pedagógico. A escola busca parcerias com o Sebrae e outras instituições externas para subsidiar tecnicamente o projeto.

A Escola Estadual Sérgio Buarque de Holanda, que fica na periferia de Diadema, na Grande São Paulo, espera investir nos sonhos dos estudantes, de serem administradores eficientes de seu próprio negócio, contribuindo para a formação de nova geração de profissionais e empresários que trabalhem e lucrem com consciência, ética e responsabilidade social.

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Educação

(AM)