Educação: Escola estadual de Campinas realiza ‘I Semana do Programa Cuidar’

Objetivo é conscientizar os alunos em relação a temas como sexualidade, drogas e ecologia

qua, 13/11/2002 - 15h07 | Do Portal do Governo

A Escola Estadual ‘Professor Pedro Salvetti’, em Campinas, promove até esta quinta-feira, dia 14, a ‘I Semana do Programa Cuidar’. O objetivo é apresentar os trabalhos realizados por 1.200 alunos de 4ª a 8ª série do Ensino Fundamental e Ensino Médio, por meio de maquetes, cartazes informativos, entrevistas, teatro e música.

O Programa Cuidar, criado no ano passado, conta com o patrocínio da empresa Souza Cruz e surgiu na escola para desenvolver o Protagonismo Juvenil com os alunos. Desde agosto deste ano, os estudantes de todas as séries pesquisam temas como: sexualidade, drogas, métodos anticoncepcionais, gravidez na adolescência, lixo reciclável, discriminação racial, entre outras questões presentes no dia-a-dia desses jovens.

Segundo a professora Adriana Bonin, uma das coordenadoras do programa, os adolescentes pesquisaram bastante sobre os temas, para conhecê-los com maior profundidade, em busca de respostas. Para ela, esta semana está sendo muito importante, pois o aluno aplica o trabalho realizado na sala de aula e se torna protagonista do que faz.

‘O que nós queremos trabalhando esses temas é despertar o jovem para que ele passe da adolescência para a vida adulta de forma mais positiva. Os temas trabalhados são questões pertinentes à vida deles’, conclui Adriana.

De acordo com a diretora da escola, Yacy Sávio de Oliveira, a ‘I Semana do Programa Cuidar’ integra diversas ações para uma conscientização do estudante que o leve a não se aproximar das drogas, atraindo o aluno para o trabalho e envolvimento com a comunidade. As frases da diretora coincidem com a história da escola.

Em 2000, quando a Profª Yacy assumiu a direção, encontrou uma escola pichada e com problemas de violência. ‘A idéia de se implantar o Programa Cuidar nasceu numa reunião após vários ‘consertos’ que fiz na escola’, explica a diretora. Com visual novo e organizado, a escola foi para a segunda etapa do trabalho: atrair os pais, ouvir os alunos e seguir com um trabalho que hoje, é exemplo na região.

‘Eu tenho câmeras na escola, os alunos se afastaram das drogas, o cigarro desapareceu, a agressividade não existe mais entre os estudantes. O que eu fiz? Muito trabalho e muito diálogo’, complementa Yacy.

O segredo para o sucesso da Escola Estadual Professor Pedro Salvetti, é definido pela diretora Yacy: ‘Deve-se acreditar no aluno, nas chances de recuperação, na melhoria da qualidade no ensino e do professor. O retorno é sempre maravilhoso’.

A I Semana do Programa Cuidar desperta interesse em todos os alunos. As salas de aula da escola Pedro Salvetti estão funcionando como espaços de exposição de idéias. Para quem não acredita em grandes mudanças a diretora deixa um recado: ‘Se por algum motivo eu tiver que deixar a escola amanhã, vou deixar uma semente, para que todos aprendam a valorizar o que possuem’.

Serviço:
Escola Estadual Profº Pedro Salvetti
Rua Padre Eustáquio, s/nº – Pq. Ipiranga – Campinas

Da Secretaria de Estado da Educação

R.K.