Educação: Escola estadual da zona leste da Capital conquista Prêmio de Cidadania

Cerimônia de premiação será nesta segunda-feira, dia 17, na Sala São Paulo

seg, 17/03/2003 - 10h37 | Do Portal do Governo

Localizada na zona leste da capital, a E.E. Prof. Gabriel Ortiz é a campeã da segunda edição do prêmio Construindo a Nação, promovido pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania, em parceria com as secretarias de Estado da Educação e da Cultura, do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, da Imprensa Oficial do Estado, e com o apoio de demais entidades públicas e privadas. Além da vencedora, mais 12 escolas estaduais foram classificadas. A diretora da unidade campeã, ou um profissional do seu quadro de colaboradores por ela indicado, receberá uma bolsa de estudos em um dos cursos de pós-graduação da Faculdade de Comunicação da Cásper Líbero, além de trófeu e de placas de homenagem.

O evento de premiação será nesta segunda-feira, dia 17, na Sala São Paulo da Estação Júlio Prestes, com a participação do secretário estadual da Educação, professor Gabriel Chalita, e outras autoridades.

O Prêmio Construindo a Nação nasceu com o objetivo de premiar as escolas públicas e particulares de Ensino Médio, que atuam com seus alunos em projetos educativos e de cidadania. Nesta segunda edição do prêmio foram inscritas 135 escolas públicas e particulares.

A Campeã

A EE Gabriel Ortiz conquistou o primeiro lugar desenvolvendo o tema ‘O Poder que Você Tem’. ‘Dentro deste tema, nos inscrevemos no prêmio abordando com os alunos a importância da consciência política e o poder que temos de influenciar o destino da Nação’, explica a diretora Elizabeti Aparecida Gonçalves Braga, há 12 anos na rede pública estadual e há cinco na direção da escola.

O projeto foi realizado no ano passado sob a coordenação da professora de História, Fabiana Tamizari, envolvendo os 2.600 estudantes de Ensino Médio da escola com a realização de diversas atividades ligadas à questão política como debates, formação de chapas e eleição do novo grêmio estudantil, além de visita à Assembléia Legislativa. ‘Os alunos tiveram contato com todos os partidos políticos a fim de conhecerem as diferentes vertentes de pensamento’, conta a diretora.

Além de trabalhar a questão política, o projeto ‘O Poder que Você Tem’ envolveu alunos em atividades de voluntariado, como campanhas de arrecadação e doação de alimentos, roupas e brinquedos para entidades assistenciais da comunidade; doação de sangue e de combate à dengue.

Não foi a primeira vez que a EE Prof. Gabriel Ortiz participou do prêmio do Instituto da Cidadania. Em 2002 a escola recebeu menção honrosa pelo projeto Informática na Escola. ‘Na época, ficamos tão entusiasmados que decidimos nos aperfeiçoar e obter um melhor resultado este ano. E conseguimos’, finaliza.

Márcia Vasconcelos, diretora executiva do Instituto da Cidadania, afirma que o trabalho desenvolvido pelas escolas públicas é surpreendente. ‘A qualidade dos projetos demonstra a preocupação das escolas em formar cidadãos preparados para a participação social e para um convívio mais igualitário entre os segmentos sociais’, afirma.

Premiação do Projeto ‘Construindo a Nação’
Data: Segunda-feira, dia 17 de março de 2003
Horário: 16 horas
Local: Sala São Paulo – Estação Júlio Prestes
Praça Júlio Prestes, s/n – São Paulo-SP

(RK)