Educação: Escola do interior cria projeto para o desarmamento

O objetivo é abordar o desarmamento não só no aspecto da violência, mas também nos aspectos familiar, social e emocional

qui, 26/08/2004 - 18h09 | Do Portal do Governo

A partir da necessidade observada em relação à prevenção da agressividade, a Escola Estadual ‘Prof Agenor Medeiros’, no município de São Simão, Ribeirão Preto, mobilizou a equipe de educadores para a criação do projeto desarmamento “Amar é a Melhor Arma”. A iniciativa conta com o apoio da TV Futura e do Grupo Votorantim e acontece desde fevereiro deste ano.

Nesta sexta-feira, dia 27, a escola preparou um grande evento de encerramento do projeto. Alunos, professores e comunidades participarão das atividades que incluem apresentações de teatro, jogral, coral, declamação de poesias, danças, banda da escola, fanfarra e a premiação dos concursos da melhor frase – que se transformará em adesivos de carro – e do melhor postal, posteriormente editado em grande escala.

O objetivo é abordar o desarmamento não só no aspecto da violência, mas também nos aspectos familiar, social e emocional.

“Desarmando, preparamos nossos alunos emocionalmente para alcançarem o equilíbrio e o discernimento necessários, em resposta a atos violentos, fortalecendo os vínculos pessoais”, enfatiza a professora e coordenadora do projeto, Rita de Cássia Porto Bobadilla.

Para a realização da proposta pedagógica, foram articuladas todas as disciplinas e utilizados vídeos, textos, músicas, teatro, palestras e depoimentos.

O trabalho que será apresentado no dia 27 de agosto pretende refletir a conscientização dos alunos, pais e professores no sentido de desarmar, desenvolver a solidariedade, respeito mútuo e tolerância.

O projeto segue um dos princípios da pedagogia proposta pela Secretaria de Estado da Educação de criar um espaço de paz e convivência nas escolas, onde os ensinamentos possibilitem aos alunos um olhar positivo em relação à vida e ao futuro.

Luciane Salles, da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

M.J.