Educação: Escola do interior cria o projeto ‘Noite de Autógrafos de Alunos Escritores’

Iniciativa foi desenvolvida na cidade de Sales, região de Catanduva

qui, 29/07/2004 - 10h04 | Do Portal do Governo

A E. E. Capitão Getúlio Lima, da cidade de Sales, região de Catanduva, criou uma séria de projetos que incentivam seus alunos à literatura. O mais recente, entre os oitos já desenvolvidos, é o “Noite de Autógrafos de Alunos Escritores”.

Idealizado há cerca de um ano, o projeto tem o objetivo de publicar um livro com histórias de amor que aconteceram na cidade. As histórias são coletadas por meio de entrevistas que os alunos do Ensino Médio fazem com os moradores locais e retratadas em forma de contos.

O projeto começou a vigorar no início deste ano e, segundo a professora e coordenadora da iniciativa, Maria Antonieta Pavanelo, teve o destaque de quatro alunas que gostam de pesquisar, escrever, e saíram para coletar histórias do começo do namoro de vários casais da cidade.

Os alunos recebem o auxílio dos professores na construção dos contos, no desenvolvimento das pesquisas e na correção dos textos, através de dicas que melhoram as histórias, sem perder o estilo literário das alunas.

Apesar da boa receptividade da população, a maior dificuldade para realizar o projeto está sendo arrumar parceria que ajude a financiar os custos da publicação do livro. “Precisamos conseguir fundos para editar uns cem livros”, conta Maria Pavanelo.

De acordo com a professora, a idéia surgiu depois da produção de uma radionovela, em 2003, dirigida por ela e pela professora Marlene Palhares, que utilizava a entrevista como metodologia de pesquisa para coletar as histórias. Após o término, notaram que as histórias poderiam virar um livro. Começaram então a incentivar os alunos a continuar com as entrevistas, para que pudessem realizar este fim.

A noite de autógrafos está prevista para acontecer em outubro, no Cine-teatro Santa Rita, na praça central da cidade. Além do projeto “Noite de Autógrafos de Alunos Escritores”, a Escola Estadual Capitão Getúlio Lima, tem mais sete projetos direcionados à literatura: Radionovela; Saraus de Autores; Pastoral da Educação; Cana-de-açúcar; Literais; Poesia e Fábulas.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação
Por Osvaldo Nery Neto
V.C.