Educação: Escola de Votuporanga é finalista do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar

idéia é estimular a melhoria do desempenho da escola e o sucesso da aprendizagem dos alunos

seg, 29/08/2005 - 12h08 | Do Portal do Governo

A Escola Estadual Uzenir Coelho Zeitune, de Votuporanga, classificou-se para a fase final do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. A seleção foi feita pelo Comitê Nacional do Prêmio, composto por dois integrantes de cada uma das instituições parceiras: Consed, Undime, Fundação Roberto Marinho e Unesco. A representante paulista vai concorrer com escolas do Acre, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte ao Diploma Escola Destaque Brasil.

A Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretária de Estado da Educação – CENP – avaliou 36 itens nas escolas estaduais para escolher a representante paulista. Foram avaliados: gestão de resultado educacional, gestão participativa, gestão pedagógica, gestão de pessoa e gestão de serviço, apoio, recurso físico e financeiro.

A escolha da Escola Destaque Brasil, entre as seis finalistas, será transmitida ao vivo pelo Canal Futura, ainda sem data definida.

A vencedora ganhará da Fundação Roberto Marinho um prêmio de R$ 10 mil. As outras classificadas como a melhor de cada Estado receberão R$ 2 mil e um kit educativo. Os diretores das 27 escolas, reconhecidos como Lideranças em Gestão Escolar, ganharão uma viagem de intercâmbio de experiências para os Estados Unidos, no período de 25 de novembro a 10 de dezembro. Essa viagem faz parte do Programa Brasil – Estados Unidos de Intercâmbio de Diretores Escolares, uma parceria do Consed com a Embaixada Americana.

Para a escola participar do Prêmio é necessário realizar a auto-avaliação de suas práticas de gestão e resultados alcançados, envolvendo o colegiado escolar e seguindo as orientações do manual específico. A auto-avaliação constitui estratégia imprescindível da gestão escolar que busca construir sua competência e melhorar a escola. Essa estratégia foi priorizada por constituir uma oportunidade de reflexão, aprendizado e crescimento para a comunidade escolar.

A idéia é estimular a melhoria do desempenho da escola e o sucesso da aprendizagem dos alunos, pela identificação e reconhecimento, como referência nacional, de estabelecimentos escolares que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

J.C.