Educação: Escola da Zona Oeste da Capital ganha projeto-piloto de ‘Sala Inteligente’

Novidade do programa é a utilização do acesso a banda larga pela rede elétrica

qua, 11/08/2004 - 18h23 | Do Portal do Governo

A Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria da Educação, lançou este mês o projeto-piloto “Sala Inteligente” na Escola Estadual Miss Browne, no bairro da Pompéia, Zona Oeste da Capital.

A Sala integra a sala de aula à sala-ambiente de informática, e vice-versa. “Aulas de informática e demais disciplinas são dadas no mesmo ambiente e com o auxílio do computador”, diz Tirone Chahad, presidente da FDE.

Para ele, o projeto é muito importante para a rede estadual de ensino, uma vez que associa novos conhecimentos com novos equipamentos. O objetivo é levar a “Sala Inteligente” para outras escolas. Tudo depende do desempenho, desta plataforma.”

De acordo com o diretor da Diana Paolucci, empresa responsável pelo lay-out da Sala Inteligente, José Eduardo Hilsdorf, o conceito da sala é agregar o conteúdo programático à velocidade do aprendizado, utilizando um mobiliário adequado, softwares, kits, que integrem os alunos e os façam trabalhar em equipe. “Estaremos fazendo pesquisas com os alunos e professores para avaliação. Nosso objetivo é acompanhar os resultados e fazer melhorias, se necessário”, explica Hilsdorf.

Para atuar na nova sala, todos os professores da escola foram capacitados pelo consultor educacional Cassiano Zeferino de Carvalho Neto. Segundo ele, o projeto em uma escola e comunidade real é fundamental para encontrar o seu potencial de existência e saber de sua amplitude e, principalmente, o aproveitamento dos alunos.

Acesso à internet via rede elétrica

Outra grande novidade da Sala Inteligente é a utilização do acesso a banda larga pela rede elétrica, que pela primeira vez está sendo testado em ambiente escolar em São Paulo. Há algum tempo a FDE está testando o sistema. A AES Eletropaulo cedeu os modems PLC – power line comunication, e o grande benefício do sistema é a facilidade de instalação, pois não necessita de rede de cabeamento, basta ter uma tomada na sala.

O custo também é menor, não há gastos com pulsos, e a energia consumida é inferior até a do próprio computador. Inicialmente, esta tecnologia ficará em teste na EE Miss Browne. Depois poderá ser estendida à outras escolas da rede. “Estamos sempre em busca de novos conhecimentos, de produtos e serviços que possam nos auxiliar na sala de aula” afirmou o presidente da FDE.

Pelo sistema, o estudante também pode fazer pesquisas na internet e usar softwares educacionais, entre outras atividades. Antes de inauguração oficial da Sala Inteligente, aproximadamente 2.500 alunos testaram os equipamentos. “ Estamos todos encantados com a nossa Sala Inteligente. Os alunos estão ansiosos para a utilizarem no dia-a-dia e os professores, então, empolgadíssimos com a capacitação que fizeram”, declara a diretora da escola, professora Sandra Lúcia Passos. `Nosso objetivo é a melhoria da qualidade de ensino sempre”, concluiu Tirone Chahad.

Da Assessoria de Imprensa da FDE/Wania Torres/
L.S.