Educação: Escola da Região de Jundiaí desenvolve projeto “Jogo de Xadrez”

Atividade pode ser aplicada para fixação de cálculos e a confecção das peças trabalhadas em artes

seg, 28/06/2004 - 15h00 | Do Portal do Governo

Durante esse mês, a Escola Estadual Prefeito João Aprilanti, em Várzea Paulista, na Região de Jundiaí está desenvolvendo o Projeto “Jogo de Xadrez”, através do voluntário Sérgio Bedani, que apresentou aos professores a história de criação do xadrez, a montagem do tabuleiro e suas regras.

A atividade pode ser aplicada para fixação de cálculos matemáticos e a confecção das peças trabalhada em educação artística. Foram realizadas competições ente os professores, que constataram a grande valia dessa atividade com os alunos.

A escola está realizando um torneio com os alunos, envolvendo também a comunidade, através do Programa Escola da Família; sendo que os vencedores recebem medalhas e troféus pela participação nos jogos de xadrez.

Com o sucesso do programa, foi adotado o projeto “Jogo de Xadrez” como modalidade esportiva e será uma ferramenta a mais para desenvolver as habilidades, que vão desde a concentração até o desenvolvimento do raciocínio dos alunos.

Segundo o Professor Onofre Martins, Dirigente Regional de Ensino, o “Jogo de Xadrez” foi passado a toda equipe do Escola da Família das escolas estaduais de Jundiaí e Região em oficina de capacitação de 18 horas, pelos educadores profissionais, Professor Marcelo Iamashi Iajima e Professor Eder Peres Campannelli. “A ampla divulgação desse projeto, certamente, levará ao sucesso da aprendizagem dos alunos em todas as disciplinas”, disse o dirigente.