Educação: Escola da Família promove megacasamento em Santo André

Evento será neste sábado, dia 24

sex, 23/09/2005 - 13h19 | Do Portal do Governo

Vai ser uma cerimônia diferente dos casamentos comunitários convencionais. Na iniciativa, em números, no ecumenismo e na coreografia: uma bailarina será a dama-de-honra que, acompanhada de um violinista, puxará a fila dos 105 casais inscritos para o megacasamento deste sábado, 24, na escola estadual Américo Brasiliense, em Santo André.

No palco improvisado como altar, serão recebidos por padres, pastores de igrejas evangélicas e representantes espíritas. A cerimônia religiosa vai começar por volta das 11 horas. Bem antes disso, uma legião de voluntários e integrantes do programa Escola da Família arregaçaram as mangas para preparar o palco de tão significativo evento.

A programação de fato teve início em maio com a inscrição dos casais, legalização de documentos e a publicação dos editais, tudo isso com expressiva parceria dos cartórios da região. Na véspera do grande dia, mais correria com outros parceiros: empresa de formatura, buffet e floriculturas vão se desdobrar para deixar impecável o cenário da festa.

Depois do tradicional sim, da troca de alianças, terá início o casamento no civil – por volta das 14 horas. É quando os 105 casais serão conduzidos por uma bailarina do programa Escola da Família, ao som de violino. Cada casal poderá levar dois padrinhos e oito convidados, que terão lugar garantido na celebração.

E, como em todo casamento, nesse também não faltarão o tradicional coquetel e o bolo. Melhor, bolos: serão quatro de 30 quilos cada com adornos de frutas esculpidas. Para acompanhar os patês e refrigerantes, 4 mil pães produzidos pela Padaria Artesanal do programa Escola da Família. Um festão!

Renata Silva, da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação