Educação: Escola da Família agita a EE Luiza Marcelina

No ptróximo dia 23 o programa completará um ano de atividade na unidade escolar

ter, 03/08/2004 - 10h04 | Do Portal do Governo

Os finais de semana da EE Luiza Marcelina Branca Chaib são um misto de diversão, lazer, cultura e conhecimento para a comunidade. O Programa Escola da Família na unidade conta com cerca de 200 pessoas, que participam das atividades culturais, esportivas e lúdicas desenvolvidas pelos coordenadores, voluntários e bolsistas.

As atividades são escolhidas de acordo com as solicitações da comunidade. Aos sábados e domingos, o público pode desfrutar das aulas de futebol mirim, vôlei, basquete, hip hop, tênis de mesa, capoeira, axé, ginástica olímpica, handebol e jogos lúdicos, como xadrez e dama. Segundo o coordenador do programa e professor de Matemática, há 10 anos na escola, Jenilson Campos, o programa atende um grande número de pessoas, só no futebol mirim participam 60 meninos até 14 anos de idade. “Desenvolvemos as atividades de acordo com o gosto das crianças. É gratificante para o educador ver que elas interagem com entusiasmo”, fala Campos.

Na escola, seis bolsistas auxiliam nas ações. Daniela Teixeira começou o seu trabalho em fevereiro e adora fazer parte do programa. “A princípio o estagiário pensa que o Escola da Família é só para ganhar a bolsa na universidade, mas com o tempo percebe que o seu papel na sociedade é importante. Poder contribuir com os jovens para um futuro melhor é uma ótima experiência”, garante Daniela

Além das atividades esportivas, a escola possui uma oficina de artes plásticas voltada às crianças. Nela, aprendem a trabalhar com materiais reciclados, colagens, pinturas e desenhos. Segundo a bolsista Simone Silva Teixeira, nas aulas de artes são elaborados temas livres ou segmentados sobre um assunto atual. “Os alunos confeccionam trabalhos manuais com os materiais disponíveis, que ficam expostos na sala de aula. A oficina desperta a criatividade nas crianças”, explica Simone.

Na EE Luiza Marcelina 14 voluntários, em sua maioria ex-alunos, contribuem para o programa. Para o voluntário João Casimiro Vasconcelos Garcia, é um grande retorno poder passar algum aprendizado. “Venho todos os sábados às 7h da manhã para a escola treinar os alunos mirins de futebol”. O seu trabalho faz a alegria do estudante da 7ª série David Dias Costaque participa de todos os jogos. “Eu venho aqui na escola jogar bola todos os finais de semana”, exclama David.

A unidade escolar está em ritmo acelerado para os preparativos da comemoração de um ano do Programa Escola da família, que será no dia 23 de agosto, sendo que a festa no Marcelina será no dia 29. “A festa terá apresentação de uma banda de forró, a final do campeonato de futebol, além das atividades normais desenvolvidas em todos os finais de semanas” diz o coordenador Jenilson.

Em todo o estado, 5.306 escolas são abertas aos finais de semana. A coordenadora de Área do programa em 21 unidades escolares, Isabel Cristina Merenguel, afirma que é um crescimento pessoal participar deste empreendimento que beneficia alunos e comunidade. Já para a coordenadora pedagógica Vera Lúcia Ferreira Machado, o projeto é um grande resgate da sociedade. “A família atualmente está fragmentada, uma ação como esta busca a união e ajuda o jovem a desenvolver atividades e ficar longe das ruas. “A escola também desempenha um papel importante na vida das pessoas. Vários de nossos ex-alunos retornam a ela como voluntários”, conclui Vera.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação
Por Flávia Louzane
V.C.