Educação: Equipe da Zona Leste vence a Olimpíada de Língua Portuguesa

Vencedores recebem como prêmio uma viagem a Portugal

sex, 16/12/2005 - 13h54 | Do Portal do Governo

Seis alunos de escolas estaduais da zona Leste de São Paulo são os grandes vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa. A finalíssima, com perguntas sobre obras de grandes escritores de língua portuguesa foi disputada ontem, 15, no Teatro Fernando de Azevedo na sede da Secretária de Estado da Educação – Praça da República e foi assistida por cerca de 500 pessoas.

Todos esperavam por esse momento de decisão. Do lado direito do palco estava a equipe que representava a Diretoria de Ensino Leste 5 e do outro, a equipe da cidade de Piraju. Mãos na cabeça e olhar atento para cada questão feita pelo apresentador, nada poderia tirar as atenções dos alunos nessa reta final da olimpíada, e por diferença de 10 pontos a equipe da Leste 5 foi consagrada campeã do jogo.

A equipe vencedora é composta por Fábio Polido Gava Junior, Raquel Vandromel Boshi, Verônica Cristina Gomes de Lemos, Amanda Lemos dos Santos, André Moreira e Leandro Tieni Vidigal, que juntos superaram as outras 10 equipes finalistas.

Os vencedores serão premiados com uma viagem a Portugal, acompanhada pela professora Silvia Souza e Silva de Língua Portuguesa que orientou o grupo durante a competição. Os estudantes levarão pra casa ainda um computador, um acervo de livros de Literatura e um diploma honorífico. Os prêmios serão patrocinados por parcerias que estão sendo estabelecidas pela Fundação Roberto Marinho.

A Olimpíada

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Fundação Roberto Marinho, Academia Brasileira de Letras e Academia Paulista de Letras. É dividido em categorias que homenageiam dois ícones de nossa Literatura: Cora Coralina e Cecília Meirelles. Na categoria Cora Coralina, os alunos das primeiras e segundas séries do Ensino Médio competem na modalidade jogos. Os alunos das terceiras séries do Ensino Médio participam na categoria Cecília Meirelles produzindo crônicas sobre temas como Língua e Auto-Estima, Língua e Cidadania.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

J.C.