Educação: Ensino religioso terá novas propostas em 2003

Capacitação de professores, produção de material didático e assessoria são algumas das novidades

seg, 03/02/2003 - 13h41 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação está criando, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, novo material pedagógico para o Ensino religioso nas escolas da rede estadual e convocando os profissionais para a capacitação nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro. Este mês estão sendo produzidos dois livros direcionados com eixos temáticos. ‘ A proposta é fazer a síntese mantendo os principais conteúdos que contemplam a história das religiões. Um deles será com imagens religiosas’, afirma o professor Valter Roberto Siqueira Lazarini, Coordenador do Ensino Religioso na Secretaria.

A capacitação será centralizada no assistente técnico pedagógico (ATPS) e no supervisor de ensino de cada uma das 89 Diretorias de Ensino, totalizando 178 profissionais da Rede que vão repassar o conhecimento para cerca de 5.240 professores multiplicadores. A capacitação envolve quatro encontros mensais. O primeiro encontro foi realizado em dezembro na Faculdade das Américas. Nos dias 26 e 27 de fevereiro, acontece o segundo encontro e mais dois estão previstos para março e abril.

A outra grande novidade, é a criação de uma canal de comunicação direto com os professores via internet para o assessoramento dos trabalhos.

O ensino religioso está previsto na LDB de 1996 – Lei 93/94 e é obrigatório nas escolas. Atualmente, o ensino faz parte da grade na rede pública do Estado aplicado nas 8ªs séries do Ensino Fundamental. Os professores com licenciatura em História, Filosofia e Ciências Socias são habilitados pelo Conselho Estadual da Educação para ministrar a disciplina. As aulas acontecem uma vez por semana e os alunos não são obrigados a participarem.

O conteúdo aprofunda a temática da história das religiões sem ser seletivo. O curso foi elaborado por oito professores doutores da área de Ciências Socias, da Unicamp, que repassam seus conhecimentos para os profissionais das 89 Diretorias de Ensino.

‘ O Ensino Religioso está fundamentado nos princípios da cidadania, na valorização do pluralismo, na diversidade cultural dentro da formação histórica da sociedade brasileira. É a construção do processo educativo aprimorando a responsabilidade social do aprendiz, dando oportunidade de diferentes visões do mundo’, conclui profº Valter Lazarini.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

(RK)