Educação: Enem é aplicado na Febem pela segunda vez para cerca de 1.100 jovens

Participam estudantes de 77 unidades de todo o Estado

sex, 23/09/2005 - 18h06 | Do Portal do Governo

No dia 25 de setembro, cerca de 1.100 jovens, das 77 unidades da Febem, de todo o Estado, vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa será a segunda vez que o exame é aplicado dentro das unidades da Febem. Em 2004, foram 141 inscritos de 41 unidades. Até 2003, para poder participar, os jovens precisavam sair de suas unidades.

Este número representa um aumento de 680% de participantes da Febem no exame, em comparação ao ano passado. Muitos desses jovens vão realizar o exame como treineros. São dois os motivos deste aumento, identificados pela diretoria pedagógica da Febem: o primeiro foi motivado pela reestruturação pedagógica, que após uma pesquisa feita pela equipe técnica da Fundação, aproximadamente 80% dos jovens apresentavam distorções em relação a idade e a série da escola formal. O segundo se deve ao aumento do interesse por parte dos adolescentes em realizar o exame para atingir uma boa pontuação, com a intenção de conseguir uma bolsa de estudo em faculdades conveniadas.

O objetivo do exame é oferecer uma referência para que cada estudante possa se auto-avaliar, visando às suas futuras escolhas, tanto em relação ao mercado de trabalho quanto à continuidade dos estudos.

Enem – O Enem é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Adota uma pedagogia que possibilita identificar em que área do conhecimento ou competência o aluno está mais ou menos apto, e apontar quais são as suas carências. A prova será realizada em 727 municípios do país e será constituída por 63 questões objetivas e uma redação.

Assessoria de Imprensa da Febem