As aulas de reforço nas escolas administradas pela Diretoria de Ensino de Barretos, no interior do Estado, ficaram mais atraentes depois que a equipe de assistentes técnicos pedagógicos da região criou um método de aprendizagem que foge da rotina convencional.
O projeto Metodologia da Vivência investiu numa parceria entre as disciplinas de Matemática e Português utilizando imagens estáticas e movimento dentro da concepção da realidade dos alunos.
Os criadores aproveitaram a idéia de que a percepção do mundo é registrada em imagens mentais e sonoras que constituem os signos da comunicação, para utilizar o mesmo sistema e agilizar o processo de aprendizagem dos alunos.
Com o uso das imagens de comunicação exibidas na TV, cinema, folhetos, slogans, outdoors, álbuns de família, jornais, revistas, os educadores puderam incentivar a análise crítica dos alunos realizando questionamentos, hipóteses e observações.
De acordo com os educadores, as imagens no âmbito educacional favorecem a perspectiva multidisciplinar e a associação das disciplinas de Matemática e Português, cria novas práticas educativas tornando o ambiente mais propício e prazeroso ao aprendizado.
‘Percebemos que a aceitação de nossos alunos foi unânime. Imagens estáticas e/ou movimento são mídias de fácil acesso que levam ao aluno nova forma de ver o mundo ao seu redor. Pode se tornar uma ótima ferramenta para a construção do conhecimento já que reforçam os conteúdos e as competências necessárias à inserção do aluno na sua sala de aula’, disse a assistente técnica pedagógica da Diretoria de Ensino de Barretos, Maria Regina.
Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação
F.C.