Educação: Edusp lança livro sobre o poder no jornalismo

Evento será nesta segunda-feira, dia 9

qui, 05/06/2003 - 15h54 | Do Portal do Governo

A Edusp lança o livro ‘Poder no jornalismo: discorrer, disciplinar, controlar’, de autoria de Mayra Rodrigues Gomes, professora do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O lançamento e a noite de autógrafos acontecem na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, no dia 9 de junho, às 18h30.

Poder no Jornalismo foi escrito em 2001 e é o resultado da aplicação de conceitos de Deleuze e Foucault ao Jornalismo. ‘Estes conceitos foram enunciados sobre a comunicação em geral, como propriedades da linguagem, bastante notórias quando observadas em sua atualização nos discursos, nas configurações sociais, nas construções de identidade social’, explica a professora.

Mergulhada na Filosofia da Comunição, Mayra pensou estes conceitos sobre a prática jornalística, para, com isso, procurar ver as implicações daí advindas. ‘Naturalmente, o que surgiu daí foi uma visão diferenciada das concepções correntes, porém muito mais incidente e perspicaz. Por isso eu a considero importante para os estudos de jornalismo’. A professora espera ter escrito com simplicidade e clareza, ‘porque eu o vejo como um livro didático’.

A livraria fica no 2º piso do shopping, na av. Nações Unidas, 4777, Alto de Pinheiros, São Paulo.

Da Agência USP

M.J