Educação: Educadores discutem Progressão Continuada em São Paulo

Fórum de debates será realizado nesta terça-feira, dia 25

seg, 24/06/2002 - 13h15 | Do Portal do Governo

‘Progressão Continuada: compromisso com a aprendizagem’ é o tema do fórum de debates que a Secretaria de Estado da Educação realiza em São Paulo nesta terça-feira, dia 25. O objetivo, segundo o secretário da Educação, professor Gabriel Chalita, é ‘criar um espaço de reflexão e discussão conceitual para o debate de idéias e apresentação de propostas que ampliem ainda mais a prática pedagógica na rede estadual’.

Para isso, foram convidados diversos educadores e entidades como USP, Unesp, Unicamp, PUC, Conselho Estadual de Educação, APM, Undime, Apeoesp, Udemo, Apase, CPP.

A Progressão Continuada da Aprendizagem no Ensino Fundamental do Estado de São Paulo foi adotada em 1998 atendendo às exigências da Lei de Diretrizes e Bases. A principal meta é assegurar a permanência das crianças na escola, ampliando as possibilidades de avanço e de respeito à aprendizagem dos alunos. Assim, um dos principais resultados foi a redução da exclusão social e da elitização que ainda se verificavam em todo o sistema educacional brasileiro.

Índices comprovam avanços em São Paulo

Esses princípios, no Estado de São Paulo, segundo o secretário Chalita, podem ser avaliados com o aumento do índice de alunos na escola e na queda da evasão. ‘Hoje em São Paulo, 99% das crianças entre 7 e 14 anos de idade estão na escola e o atendimento do jovem de 15 a 17 anos saltou de 77% em 1994 para 95% em 2001. É o melhor índice do Brasil’, analisa Gabriel Chalita. Em relação ao abandono e evasão, a queda foi brutal: em 1994, a evasão era de 9% para o ensino fundamental e 19% para o ensino médio. Em 2001, caíram para 4,5% e 12% respectivamente.

Outro dado que demonstra a melhoria da qualidade do ensino em São Paulo é o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP, destinado a avaliar o desempenho dos alunos das escolas estaduais. Em 1998, por exemplo, os alunos da 4ª série acertaram, em média, 48% das questões e os de 8ª série, 47%. Em 2001, estes índices subiram para 56% e 54,3%.

Avaliação permamente

Passados quase cinco anos da implantação da Progressão Continuada, torna-se indispensável, segundo o secretário Gabriel Chalita, avaliar o desenvolvimento do programa para que se solidifique e seja plenamente compreendido não apenas pela equipe pedagógica, mas também por toda a comunidade. ‘Para isso, vamos ouvir educadores, estudiosos, pais, entidades de classe para aperfeiçoar ainda mais o nosso sistema educacional e construir uma escola que todos nós sonhamos e lutamos para nossos filhos’, afirma o secretário.

Gabriel Chalita avalia que a Progressão Continuada é uma realidade, até pelo fato de ser instituída pela LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O fórum, neste momento, segundo ele, tem uma tríplice função: transformar-se num espaço permanente de reflexão, fomentar o debate e gerar propostas e projetos que subsidiem a consolidação da prática pedagógica.

‘Queremos cada vez mais cultivar uma escola democrática e cidadã, comprometida com os anseios da população’, atesta o secretário da Educação Gabriel Chalita. Para isso, as discussões sobre a Progressão Continuada não se limitarão apenas ao fórum do próximo dia 25.06. A partir daí, começam discussões com todos os 230 mil educadores da rede pública estadual por meio de debates nas Diretorias de Ensino e em todas as 6.100 escolas do Estado de São Paulo.

Programação do Fórum

‘Progressão Continuada: Compromisso com a Aprendizagem’

Manhã

8h às 9h: Credenciamento

9h às 9h30: Palestra: Progressão Continuada: Espinha Dorsal da Política Educacional
Prof. Dr. Gabriel Chalita – Secretário de Estado da Educação

9h30 às 10h10: Palestra: Aprendizagem em Ciclos: Repercussão da Política Pública Voltada para a Cidadania
Prof. Dr. Mário Sérgio Cortella – professor da PUC

10h10 às 10h50: Palestra: Os Desafios da Avaliação nos Ciclos de Aprendizagem
Profa. Dra. Elba Siqueira de Sá Barretto – professora da USP

10h50 às 11h: Intervalo

11h às 12h: Debates
Coordenação: Profa. Neusa Rodrigues da Fonseca Abreu – coordenadora de Ensino da Cogsp (Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo da Secretaria da Educação)

12h às 12h30: Palestra: Progressão Continuada em São Paulo: Características e Concepção
Profa. Vera Lúcia Wey – coordenadora da CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria da Educação)

Tarde

14h às 14h40: Palestra: Progressão Continuada: as Representações das Entidades de Classe
Presidentes das entidades de Classe da Apase/Apeoesp/CPP/Udemo

14h40 às 15h40: Debatedores:
Profa. Dra. Bernardete Gatti – professora da PUC
Profa. Dra. Clarilza Prado de Sousa – professora da PUC
Prof. Dr. José Mário Pires Azanha – membro do Conselho Estadual de Educação

15h40 às 16h: Intervalo

16h às 17h40: Debates
Coordenação: Profa. Vera Lúcia Wey – coordenadora da CENP

17h40 às 18h: Encerramento
Prof. Dr. Gabriel Chalita – Secretário de Estado da Educação

Local: Espaço APAS Eventos
Rua: Pio XI, 1200
Alto da Lapa – São Paulo – SP