Educação e Juventude firmam compromisso para realizar a Olimpíada Colegial de Esporte

É o maior evento de esporte escolar da América Latina

qua, 07/05/2003 - 9h42 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação


Por Luciane Salles

As Secretarias de Estado da Educação e da Juventude, Esporte e Lazer celebraram nesta terça-feira, dia 6, Termo de Compromisso para a realização da Olimpíada Colegial de Esporte. No evento, também foram homenageados atletas que começaram suas carreiras em campeonatos escolares.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita; secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael; os atletas Marcel de Souza (basquete); Magic Paula (basquete); e Rafael Raimundo de Oliveira (atletismo).

O grupo ‘Guardiães’ formado por alunos das escolas de Ourinhos, fizeram uma apresentação de dança sobre o tema futebol.

Para o secretário Gabriel Chalita, os atletas que iniciaram a carreira em campeonatos escolares servem como exemplo. ‘O esporte trabalha com a identidade humana e a Educação é o berço de tudo. Precisamos incentivar os talentos esportivos nas escolas públicas. O esporte traz valores essenciais: o espírito de equipe e a consciência do fracasso ou da realização. Vamos transformar essa Olimpíada num grande marco nas 6.100 escolas da rede pública’, declara.

Na ocasião, a Secretaria doou 500 livros do secretário estadual e iatista Lars Grael aos convidados – fruto da parceria com a Editora Gente. O livro ‘A Saga de um campeão’ traz toda a trajetória do esportista até o acidente que sofreu. ‘Eu participei do primeiro campeonato escolar em 1974, na cidade de Campinas. Dalí saíram diversos ídolos do esporte nacional como o Bernard do vôlei, por exemplo. O que queremos é o esporte para formar cidadãos e futuros campeões, dando à todos a oportunidade de mostrar o potencial esportivo que se manifesta nesses campeonatos’, explica o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael.

Em clima descontraído, Magic Paula se emocionou ao ouvir o Hino Nacional durante a abertura do evento. ‘Na hora que tocou o Hino, veio na minha memória os campeonatos das escolas que eu defendí. Nós não somos campeões do esporte. Somos campeões da vida’, concluiu a atleta e atual secretária Nacional do Esporte de Alto Rendimento.

A Olimpíada Colegial de Esporte, que existe há mais de 30 anos, tem como objetivo valorizar a prática esportiva entre os alunos estimulando a competição para minimizar a violência, proporcionando o desenvolvimento de hábitos favoráveis ao convívio social.

Muitos exemplos de esportistas que hoje se dedicam a causas sociais, um dia começaram em competições de base. Essa é a opinião da secretária municipal de Esportes, Nádia Campeão: ‘É assim que aparecem campeões como o nosso iatista Lars Grael, hoje secretário estadual da Juventude, como Paula Gonçalves, a nossa Magic Paula, que agora está indo trabalhar no Ministério do Esporte para cuidar do desenvolvimento dos craques brasileiros e como Ana Moser, que está assumindo a diretoria do Centro Olímpico da Prefeitura de São Paulo com a missão de lapidar atletas para o esporte nacional’.

Olimpíada é o maior evento de esporte escolar da América Latina

A Olimpíada Colegial do Estado de São Paulo, instituída pelo Decreto nº 47.699 de 11 de março de 2003 substitui o antigo Campeonato Escolar de Esportes do Estado de São Paulo que acontece desde 1.993.

Trata-se do maior evento de esporte escolar da América Latina e consiste numa competição anual envolvendo escolas estaduais das 89 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo, em quatro categorias (Juvenil, Infantil, Mirim e Pré-Mirim) através da participação de alunos pertencentes às turmas de Atividades Curriculares Desportivas-ACD.

Em 2002, 63 municípios num total de 4.286 mil escolas participaram da Olimpíada, sendo 2.453 na categoria Mirim e 1.833 na Infantil. Do total de 222.011 mil alunos, 131.965 mil eram da categoria Mirim e 90.046 da Infantil.

Próximos jogos

Os próximos jogos da competição na Categoria Infantil, na capital e interior serão divididos por fases: Diretoria de Ensino (Abril/Maio), Sub Regional (Maio), Inter-DEs da Capital (Maio/Junho), Regional (Junho/Agosto), Final Estadual (4 a 14 de Setembro em Jaú), porém algumas Diretorias de Ensino estarão realizando a categoria Juvenil, apenas na fase DE.

Na Categoria Mirim, as inscrições serão na Capital e Interior de São Paulo, do dia 2 a 13 de junho de 2003. As fases serão divididas em Diretoria de Ensino (Junho/Julho/Agosto/Setembro), Sub Regional (Setembro), Inter-DEs da Capital (Setembro/Outubro) e Fase Final (1a quinzena de Novembro em Presidente Wenceslau).

Campeonato Escolar já existe há mais de 30 anos

Os Campeonatos da Rede Pública do Estado de São Paulo existem há mais de trinta anos. Eles mudaram de nome, de Secretaria, até chegarem ao atual Campeonato Escolar de Esportes do Estado de São Paulo.

Inicialmente, era chamado de Campeonato Colegial e ficava sob responsabilidade do D.E.F.E. (Departamento de Educação Física e Esportes) da Secretaria de Educação e, posteriormente, com a criação da Secretaria de Esportes e Turismo, passou a integrar a pasta. Desde os primeiros campeonatos, muitos campeões foram revelados, como por exemplo, Montanaro e William do vôlei, no basquete, atletismo e futebol de salão. O próprio Pelé iniciou sua vida esportiva com o professor Júlio Mazzei, em Santos, na escola pública.

No início dos anos 80, professores de Educação Física da Rede Pública, idealizaram e conseguiram com que fossem criados os JEESP – Jogos Escolares do Estado de São Paulo, cuja filosofia era acabar com a elite do Campeonato Colegial, que privilegiava poucos atletas.

Nos JEESP a idéia principal era promover o esporte em massa nas Escolas Públicas, tanto é que o número mínimo obrigatório de atletas por equipe era bem maior. A responsabilidade dos JEESP era inteira da Secretaria da Educação. Não havia confronto entre Diretorias de Ensino. O Campeonato começava e terminava em nível de Delegacia de Ensino.

Em 1993, as duas Secretarias, da Educação e do Esporte e Turismo, se uniram e foi criado o atual Campeonato Escolar de Esportes do Estado de São Paulo.

Hoje, o nome mudou para Olimpíada Colegial do Estado de São Paulo, mas o objetivo continua o mesmo: oferecer cada vez mais oportunidades às crianças e jovens da rede estadual de ensino.

(LRK)