Educação: E.E. Zuleika de Barros realiza o Fórum ‘A Escola dos Nossos Sonhos’

Passeata pela paz marcará o encerramento do encontro, nesta sexta-feira, dia 28

qui, 27/03/2003 - 13h22 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação


A Escola Estadual Zuleika de Barros M. Ferreira realiza até sexta-feira, dia 28 de março, o Fórum ‘A Escola dos Nossos Sonhos’. As discussões em torno das propostas, estudos e iniciativas para a construção de uma escola de qualidade estão ocorrendo nas dependências dessa unidade de ensino, a partir das 8 hroas, na rua Padre Chico, 420, no bairro da Pompéia.

A programação começou nesta quarta-feira, dia 26, com o debate em sala de aula entre professores e alunos. Este primeiro dia de conversa e reflexão dará base para a participação nas discussões das plenárias e das palestras programadas para a quinta-feira, dia 27. A partir das 10 horas, acontece no auditório da escola a primeira plenária com os representantes das 18 salas matutinas, seus colegas e educadores, mediados pela coordenadora Aydee Helaine L. P. Cápua.

Pais e parceiros interessados na melhoria das condições de ensino da rede estadual também participam. Maria Lúcia Esteves Santos, professora de Geografia do Ensino Médio e co-autora do livro ‘Olhares – Práticas de Ensino da Educação’, e Cícero Feltrin, superintendente da Fundação Mário Covas, fazem palestras a partir de suas experiências com educação.

Marcado para às 16 horas, o segundo período de discussões tem a coordenação de Agnaldo Alves dos Santos, professor de Física do Ensino Médio, e a participação de 18 representantes das classes do período da tarde. Vera Lúcia De Nigro, professora do curso de pedagogia da PUC, também faz palestra sobre educação.

A terceira e última plenária começa às 19h30 sob mediação da professora Maria José Soares Correa, conta com a presença de 14 representantes de salas da noite e com a palestra de Rodrigo Strano, advogado do Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos) e voluntário no trabalho de prevenção ao uso de drogas por adolescentes.

Caminhada pela Paz

O encerramento do Fórum Regional da escola Zuleika de Barros acontece na sexta-feira, dia 28, com a realização da Passeata pela Paz, aberta à participação de toda a comunidade. Regina de Fátima Carlucci, vice-diretora interina da escola Zuleika, convidou escolas da região para a mobilização que terá o apoio do DSV (Departamento de Operações do Sistema Viário) e começa às 9h30 da manhã.

O branco será a cor predominante na passeata que segue em direção ao Miss Browne, escola estadual que fica na mesma rua. Em seguida, todos sobem a rua Diana até o colégio José Cândido, onde os pais, alunos e educadores da escola Faria Lima somam mais força para a caminhada que terá aproximadamente 600 alunos. No trajeto final, a passeata desce a avenida Pompéia e retorna por volta do meio-dia para o ponto de partida. Na confraternização final, um conjunto musical, composto por cinco alunos da escola Zuleika, toca no auditório a música ‘A Paz’, de Gilberto Gil, e encerra o Fórum Regional ‘A Escola dos Nossos Sonhos’.

(RK)