Educação: Duzentos mil alunos do Estado devem visitar a 25ª Bienal

nd

qua, 27/03/2002 - 15h55 | Do Portal do Governo

Duzentos mil alunos do ensino médio da rede pública estadual vão visitar a 25º Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera. A Secretaria de Estado da Educação firmou na manhã desta quarta-feira, dia 27, convênio com a Fundação Bienal para compra de ingressos subsidiados e realização de visitas monitoradas de estudantes e professores durante o período da mostra, que começou no último sábado, dia 23, e vai até o dia 2 de junho. O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 1 milhão na iniciativa.

O convênio foi assinado pela secretária estadual da Educação, Rose Neubauer, e pelo presidente da Fundação Bienal de São Paulo, Carlos Bratke. Simultaneamente, começaram as visitas monitoradas dos estudantes da rede. Dividido em grupos de 25 pessoas, 692 alunos e 34 docentes percorreram os 30 mil metros quadrados da exposição, com o tema ‘Iconografias Metropolitanas’. Eles vieram de escolas dos municípios de Caieiras e Suzano e da Zona Norte da Capital, dos bairros de Brasilândia, Freguesia do Ó e Pirituba.

A iniciativa de levar estudantes à Bienal de São Paulo é mais uma das ações desencadeadas pelo Governo do Estado para colocar o jovem que cursa o ensino médio em contato com a cultura mundial. Entre abril e junho, por exemplo, 240 mil alunos de 3º ano terão a oportunidade de assistir a 24 peças teatrais (a relação está no site www.educacao.sp.gov.br).

As peças foram selecionadas por uma comissão formada por membros da Secretaria e de organizações do mundo teatral. A iniciativa faz parte do Programa Jovem Protagonista. Além destas 24 peças, o projeto selecionou outras montagens, como ‘Os Lusíadas’, ‘Copenhagen’ e ‘Einstein’, para os estudantes.

A Secretaria de Estado da Educação também investiu na literatura. Foram adquiridos quase três milhões de livros de literatura, dos clássicos aos modernos, distribuídos a cerca de três mil escolas com ensino médio de São Paulo. Para o programa ‘Leia Mais’, o governo estadual direcionou aproximadamente R$ 20 milhões.

Agora, na 25ª Bienal de São Paulo, os alunos de ensino médio terão oportunidade de conhecer obras de 190 artistas de 70 países. A mostra, considerada uma das três mais importantes do gênero no mundo, está dividida em cinco segmentos principais, intitulados ’11 Metrópoles’, ‘Representações Nacionais’, ‘Núcleo Brasileiro’, ‘Salas Especiais’ e ‘Net Arte’.

A exposição ’11 Metrópoles’, por exemplo, chama atenção por reunir a produção artística mundial, tendo como ponto de partida as cidades de São Paulo, Caracas, Nova Iorque, Joanesburgo, Istambul, Pequim, Tóquio, Sidney, Londres, Berlim e Moscou. Cada metrópole é representada por cinco artistas da respectiva localidade.