Educação: Diretores e professores decidem sobre a mudança da matriz curricular na rede estadual

A votação começou nesta terça-feira e termina no próximo domingo, 23 de janeiro

qua, 19/01/2005 - 15h42 | Do Portal do Governo

Até o próximo domingo, dia 23 de janeiro, todas as escolas estaduais vão decidir, por voto, se querem a ampliação da carga horária da matriz curricular do ensino médio – de 25 para 30 horas semanais. A grade curricular mais votada será implementada nas escolas ainda neste ano letivo de 2005. A votação, iniciada no dia 18 de janeiro, pode ser feita pelo link “Pesquisa de Matriz Curricular do Ensino Médio” no site da Secretaria Estadual da Educação: www.educacao.sp.gov.br.

As unidades que concordarem com a mudança terão duas opções de escolha. A primeira é a proposta básica da Secretaria Estadual da Educação, que é incluir nas terceiras séries mais uma aula semanal na área de Ciências da Natureza e Matemática e duas aulas semanais de Filosofia ou Sociologia.

A outra opção será de a própria escola construir a matriz, desde que respeitada a carga horária mínima: 28 aulas na área de Linguagens e Códigos, 30 aulas na área de Ciências da Natureza e Matemática e 24 em Ciências Humanas. A carga horária de disciplina de livre escolha, na 2ª e 3ª séries, poderá ser utilizada para a ampliação da carga horária das disciplinas já definidas na matriz ou para introdução de uma nova disciplina.

O objetivo desta reestruturação é adequar a matriz às necessidades de formação do aluno. Além disso, propicia a participação dos docentes e das equipes gestoras das escolas na implementação de um novo currículo.

Serão investidos R$ 90 milhões na modificação. Por enquanto, a nova grade não será ampliada para o período noturno, já que a maioria dos estudantes trabalha e não tem flexibilidade de horário. O período diurno possui carga horária total de 25 horas semanais e o noturno, 20 horas.

Em 1998 o quadro curricular de ensino sofreu algumas alterações de carga horária. Houve diminuição do número de aulas diárias e, em contrapartida, as aulas passaram a ter 60 minutos de duração (até 1997 o tempo de aula era de 50 minutos no período noturno e 40 no noturno).

O Estado de São Paulo tem hoje 1,6 milhão de alunos matriculados no ensino médio, que freqüentam 3,4 mil escolas. O número de professores exclusivos do ensino médio e aqueles que também lecionam para o Ciclo II do ensino fundamental totaliza 143 mil docentes.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

(LRK)