Educação: Desafio da Solidariedade começa na rede estadual

A arrecadação de agasalhos começou hoje e vai até o dia 18 de junho

seg, 02/06/2003 - 18h45 | Do Portal do Governo

Abraçando o espírito de fraternidade e cidadania, a Secretaria de Estado da Educação está colaborando com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo na Campanha do Agasalho 2003. O objetivo é gerar uma corrente de solidariedade entre todos os integrantes da rede pública estadual, sejam alunos, professores ou pais.

A arrecadação dos agasalhos, que foi batizada de Desafio da Solidariedade começa hoje, dia 2 de junho, e vai até o dia 18 deste mês. A coleta será feita por todas as escolas da rede estadual e cada unidade definirá as estratégias e ações para estimular e promover a arrecadação das peças. Ao final da campanha, será escolhida a escola mais solidária por Diretoria de Ensino (DE), a da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo (Cogsp), e a escola mais solidária da Coordenadoria de Ensino do Interior ( CEI).

Na capital, cada Diretoria de Ensino (DE) definirá o local de armazenamento e as entidades que receberão os agasalhos. Na Grande São Paulo e no interior, as peças serão armazenadas em local a ser definido pelas escolas e pelas DEs para serem entregues ao Fundo Social do Município ou às entidades escolhidas. As doações serão entregues no Dia de Ação Solidária, na primeira semana de julho. As Diretorias, que optarem entregar os agasalhos para as entidades, deverão informar à Coordenação da Campanha o nome da entidade e o número de peças doadas.

O critério para escolha da escola mais solidária será o número de peças arrecadadas em relação ao número de alunos da unidade escolar. A fim de facilitar a contagem, a Secretaria da Educação já enviou e-mail para as DEs contendo a relação de suas escolas e a coluna para preenchimento do número de agasalhos por escola.

As escolas devem informar o total de peças arrecadadas até o dia 18 de junho às Diretorias de Ensino, que irão devolver a planilha preenchida à Coordenação da Campanha/SEE/SP www.educacao.sp.gov.br, por intermédio do e-mail infoeducacao@educacao.sp,gov.br (clicar em Central de Atendimento/contato) até o dia 24 de junho.

Os incentivos por participação respeitarão três categorias: a escola mais solidária por Diretoria de Ensino (89 unidades), que receberá um trófeu entregue pela DE e um certificado de solidariedde; a escola mais solidária da CEI; e a da Cogsp. Ambas receberão um trófeu entregue pela Secretaria da Educação e um grupo de alunos de cada uma dessas duas escolas farão uma visita ao Palácio dos Bandeirantes e participarão de café da tarde com a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social, Maria Lúcia Alckmin, e com Secretário da Educação, professor Gabriel Chalita.

Paralelamente à campanha nas escolas, a Secretaria também está promovendo o Desafio da Solidariedade, envolvendo todos os órgãos e setores da Secretaria. As peças arrecadadas poderão ser armazenadas no próprio setor ou enviadas à sede (Praça da República, 53, sala 45).

Cada órgão receberá uma planilha para informar o número de peças arrecadas por suas equipes. O critério para escolha da equipe mais solidária da será o número de peças arrecadas em relação ao número de funcionários.

GB